Esta receita de bolo de iogurte nunca me deixou ficar mal. Recordo-me que a primeira vez que fiz, fiquei algo reticente em adicionar óleo mas acabei por ficar alegremente surpreendida com o resultado final.
O bolo ser feito com qualquer sabor de iogurte, apesar de a receita original ser com iogurte natural. Pode ainda ser aromatizado com raspas de citrinos ou aromas/essências.
Resolvi fazer o meu seguindo esta ideia do Pinterest mas o resultado final era apto para o Pinterest Fail. Daí ter coberto o bolo com ganache de chocolate. No entanto, após o ganache solidificar e cortar as primeiras fatias de bolo, o resultado foi uma agradável surpresa.
2 iogurtes (naturais ou de aroma)
½ copo (do iogurte) de óleo
3 copos rasos de açúcar
4 copos rasos de farinha
4 ovos
2 colheres de chá de fermento em pó
(gotas de corante alimentar)
Preparação Thermomix®:
No copo, colocam-se os iogurtes, os ovos e o óleo e bate-se 30 seg/ vel 3.
Adicionam-se os restantes ingredientes e mistura-se 1 min/ vel 3.
Deita-se a massa numa forma untada com margarina (polvilhada com farinha) e leva-se a cozer em forno médio. (Adicionar as gotas de corante alimentar e mexer para misturar no bolo.)
Depois do bolo estar cozido, desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó.
Preparação tradicional:
Misturam-se todos os ingredientes num recipiente e mexe-se muito bem até a massa formar bolhas.
Deita-se a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leva-se a cozer em forno médio. Depois do bolo estar cozido, desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó.
Ingredientes para Ganache de Chocolate:
1 pacote de natas de 200ml
1 tablete de chocolate de culinária de 200gr
1 colher de sopa de margarina
Preparação Thermomix®:
Colocar o pacote de natas na Bimby e programar 3 min, temp 70º, vel 3.
Partir o chocolate e colocar dentro da bimby, esperar um pouco para amolecer. Adicionar a manteiga e programar 2 min, temp 37º, vel 4.
Ganache é uma mistura cremosa de chocolate e creme de leite, utilizado como cobertura ou recheio de bolos, cupcakes e outros itens de confeitaria.Ganache normalmente é feito aquecendo o creme, sendo adicionado em seguida o chocolate meio-amargo picado. A mistura é mexida até que o chocolate derreta e ganhe textura suave, podendo ser adicionados também licores ou essências.Dependendo do tipo de chocolate utilizado, o propósito que o ganache está sendo feito e a temperatura que será servido, a proporção entre chocolate e creme é alterada, para que a consistência ideal seja alcançada.A receita original para recheio de bolos ou base de trufas é de duas partes de chocolate para uma parte de creme de leite, enquanto que para cobertura e recheio, a proporção é de um para um.Ganache, quando resfriado, pode ser batido para ganhar volume e servir melhor como cobertura de bolos. Entretanto, se muito gelado, pode endurecer demais e ficar inutilizável para este fim.
Siga-me aqui:
Ficou tão giro por dentro!
ResponderEliminarFelizmente, ficou mas havias de ver a minha cara de assustada quando tirei o bolo do forno e tinha aquele ar. Só pensei: mas para quê que eu me ponho a inventar?
ResponderEliminarUau, que bolo diferente e tão grande, adoro os bolos assim:)
ResponderEliminarFique fã deste espaço, não conhecia mas foi uma agradável surpresa, Parabéns.
Beijinhos
Este bolo cresce imenso. Sempre que o fiz ficou assim, grande.
ResponderEliminarEstava com receio que a invenção corresse muito mal mas, afinal, ficou bem bonito.
Fiquei tão orgulhosa do meu bolo. Acho que é o bolo mais bonito que já fiz. :D
Beijitos :*