quinta-feira, 2 de maio de 2013

creme de alho francês

alho-porro (português europeu) ou alho-poró (português brasileiro) (Allium porrum ou, segundo J. Gay Allium ampeloprasum var. porrum) é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) que as cebolas e os alhos. Existem ainda as variantes Allium ampeloprasum var. ampeloprasum, cultivado devido ao uso dos seus bolbos e o Allium kurrat cujas folhas são apreciadas no Egipto e Médio Oriente. É ainda conhecido pelos termos alho-francêsalho-machoalho-poróalho-porróalho-porrôporóporroporróporrôporro-bravo e porro-hortense.

Conta-me a minha mãe que quando eu era pequena (ainda mais do que sou agora), era um pisco a comer mas que se ela juntasse alho francês, eu comia. Ainda hoje gosto imenso de alho-porro e gosto particularmente de, em refogados, como substituição da cebola.
Estava eu a desfolhar o livro base à procura de uma sopa para confeccionar e deparei-me com a sopa de alho francês e resolvi-me logo a experimentá-la.
A sopa fica cremosa e aveludada, apesar de eu ter optado por não colocar as natas.





~ creme de alho francês ~

Ingredientes:
50 g manteiga
450 g alho francês, cortado às rodelas
300 g batatas, cortadas às rodelas
750 g água
2 caldos de legumes or Sal q.b.
Pimenta q.b.
180 g leite
(100 g natas)
(Salsa picada q.b.)
Acessórios


Preparação:

Coloque no copo a manteiga, o alho francês e programe 7 min/100ºC/vel 1.
Junte as batatas, a água, os caldos, a pimenta e programe 20 min/100ºC/vel 1.
Quando terminar o tempo, programe 1,30 min e vá progressivamente à vel 5.
Adicione o leite e programe 3 min/ 90ºC/vel 1.
(Junte as natas, envolva e sirva polvilhado com salsa picada.)




Siga-me aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...