domingo, 23 de fevereiro de 2014

bolo de banana e laranja

Por esta altura, já devem estar fartos de ver citrinos por aqui. Pois, eu ainda não e, ainda por cima, ainda tenho laranja dos Algarves! Adoro citrinos, especialmente em bolos.
Hoje planeava fazer algo com chocolate mas com as constipações que não nos largam, achei melhor um bolo com laranja e banana porque segundo um artigo recente da Sábado recomendam-se citrinos e bananas para as constipações.
A receita vem intacta do blog da Susana Gomes - no soup for you e já andava por aqui guardada à espera de entrar no forno. Quase intacta porque acabei por lhe dar o meu toque pessoal. Nunca é demais recordar que a Susana Gomes tem um livro de receitas que recomendo vivamente: Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby.
E consegui tirar as fotos com a luz fantástica de fim de tarde. Adoro as fotos com esta luz! Estas fotos vão directas para a galeria das tentativas de chiaroscuro(Um dia destes, eu hei-de-me dedicar a isto mais a sério mas, para tal, é preciso tempo para ler tutoriais, espaço para um estúdio e, claro, investimento.)





~ bolo de banana e laranja ~

* receita do blog no soup for you da autoria de Susana Gomes

Ingredientes:
casca de 1 laranja
180 g de açúcar (amarelo)
1 banana
3 ovos (grandes)
100 g de sumo de laranja
100 g de manteiga à temperature ambiente
100 g de farinha tipo 55
120 g de farinha de trigo integral
1 c. chá de fermento em pó
1 pitada de flor de sal Loja do Sal
estrelas decorativas Vahiné



Preparação Thermomix-Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180º C e untar uma forma. Reservar.
Retirar a casca da laranja com um descascador de legumes para obter somente o vidrado da casca (sem a parte branca) e espremer a laranja para obter o sumo. Reservar.
Colocar no copo a casca de laranja com o açúcar e pulverizar 15 seg/ vel 7.
Adicionar a banana e triturar 5 seg/vel 5.
Juntar os ovos, o sumo e a manteiga e bater 1 min/ vel 6.
Juntar as farinhas, o fermento, o sal, envolver com a espátula e misturar 5 seg/ vel 3.
Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 30min ou até o palito sair seco.




tempo de preparação: 40min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha


Siga-me aqui:



Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby de Susana Gomes

21 comentários:

  1. Bolos de citrinos são dos meus preferidos! ficou lindo :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos com banana. E com a laranja deve ficar um sabor bastante interessante! O teu bolo ficou simplesmente lindo :)

    ResponderEliminar
  3. Que os citrinos ajudam nas constipações eu já sabia, mas das bananas desconhecia totalmente!
    Este bolo faz-me lembrar uma "papa" que comia quando estava doente... estou deliciada!! Vou anotar, para mim citrinos nunca são a mais! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Telita!
    Ficou com óptimo aspecto, mesmo lindo.
    Eu desde que experimentei bolos com banana que fiquei fã. Adoro a textura dos mesmos e o aroma que a banana lhes confere. É divinal.
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  5. Querida Telita,
    Podes estar descansada que para mim, tudo o que leva citrinos é bem vindo e nunca cansa, pois adoro e este teu bolo é um espectáculo de lindo e ainda deve ser super delicioso!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Gosto desses dois juntos, lembram aquela papa intemporal que comi em pequena e depois dei aos meus filhos :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou lindo e as fotos maravilhosas!

    ResponderEliminar
  8. Ficou mesmo lindo! Cá por casa tb não nos fartamos de laranja e enquanto a temporada dura e as continuamos a trazer da quinta de Palmela, vão aparecendo nos pratos que saiem da cozinha. :)
    Espero que tenha ajudado na constipação! ;)
    Um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Que lindo bolo! E de frutas que é o que apetece agora para ver se animamos com este tempo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Um bolinho de laranja já me agrada e com banana então deliro, adorei ficou lindo e a combinação está fantástica.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou perfeito este bolinho.
    Adoro bolos de citrinos, com banana realmente nunca tinha visto mas como adoro gostei muito da combinação ;)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  12. Que bom! Também adoro laranjas grandes e sumarentas :) E os bolos com banana ficam com uma textura húmida mesmo deliciosa! :)

    ResponderEliminar
  13. Sabe sempre bem um fatia de bolo com laranja e a esta ainda adicionaste a banana que também fica otima em bolinhos.
    Deve estar delicioso.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  14. As fotos estão fantásticas assim como o bolinho! Já levava uma fatia, posso? :) Uma excelente combinação para dar andamento à fruta que abunda em casa e já agora para dar mais vitaminas ao nosso organismo :)
    Beijinhos e as melhoras! Boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Lovely!
    Esse bolinho está cá com um aspecto!
    Muito bom! Apetecia já uma fatia!

    ResponderEliminar
  16. Ficou tão perfeitinho, Ana! E deve ser delicioso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu também não me canso das laranjas, e ultimamente os bolinhos que tenho feito tem sido sempre com a participação delas :) Esse ficou mesmo perfeito agora para o lanche.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo e a laranja dá sempre um toque tão saboroso aos bolos!
    A decoração também ficou gira!

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...