sábado, 18 de janeiro de 2014

milho frito

Aqui há uns dias estava a ver no 24Kitchen o Prato do Dia dedicado às ilhas. Quando vi a Filipa Gomes a preparar a receita de milho frito madeirense, apeteceu-me logo experimentar e lembrei-me que no livro Bimby - Cozinha Regional Portuguesa havia uma receita de milho frito que me tinha logo chamado a atenção. As receitas das ilhas são sempre surpreendentes!
Conheço bem a gastronomia açoriana por ter passado férias numerosas vezes, em adolescente, na ilha de São Miguel em casa de familiares. Não há nada melhor do que comida caseira para realmente saborear os diferentes paladares em viagens. Nunca visitei o arquipélago da Madeira, com muita pena minha, mas já tive oportunidade de provar pratos madeirenses em restaurantes típicos. Contudo, bem sei que ir a um restaurante típico no Continente é bastante diferente de estar lá mas foi o mais aproximado que tive de provar a gastronomia madeirense.




~ milho frito ~

Ingredientes:
1250 g de água
30 g de manteiga ou margarina
sal q.b.
150 g de caldo verde (couve galega cortada em juliana)
250 g de farinha de milho
óleo para fritar



Preparação Thermomix-Bimby:
Pesar a farinha de milho e 250 g em tigelas. Reservar.
Colocar no copo 1000 g de água, a manteiga e o sal. Na Varoma colocar a couve. Programar 20 min/ Varoma/ vel 1.
Entretanto, desfazer a farinha em 250 g de água e reservar,
Juntar no copo a couve com a farinha reservada e envolver com a ajuda da espátula. Programar 15 min/ 100º / rotação inversa/ vel colher.
Untar um tabuleiro com óleo, deitar a massa, alisar e deixar arrefecer.
Levar ao frigorífico de um dia para o outro ou, simplesmente, deixar arrefecer completamente antes de fritar.
Desenformar a massa e cortá-la em cubos.
Aquecer o óleo numa frigideira e fritar os cubos de milho, de modo que fiquem dourados de todos os lados. Secar muito bem o óleo antes de servir.




tempo de preparação: 10h
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha de milho


Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

29 comentários:

  1. Aspecto maravilhoso!
    bj
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Apesar de demorar bastante tempo até estar pronto, vale a pena fazer. Adorei.

      Beijitos*

      Eliminar
  3. Parece mesmo bom! Com essa couve galega aí fica com um aspeto delicioso... E tem uma cor muito agradável! Nunca experimentei fazer nada do género, a coisa mais perto de milho frito que já fiz foram pataniscas, e não é nada parecido :P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma receita semelhante italiana sem a couve galega. Essa está em rascunhas à espera do dia de ser experimentada e publicada. ;)
      As pataniscas têm polme feito com farinha e também estás a fritar massa. ;)

      Eliminar
  4. Realmente fica com um excelente aspecto ;) beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Também vi esse programa e apesar de viver na ilha Terceira não conhecia este prato. Deve ser característico só na ilha de São Miguel. Mas deve ser muito bom, além de super calórico ;)

    Obrigada pelo esclarecimento quanto ao wp, mas confesso que estou um bocado acanhada para fazer tal mudança. Tenho que pesquisar mais sobre!

    Obrigada e beijinhos.

    Ah e o aspeto do teu milho frito está divinal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este prato é madeirense.
      O que eu queria dizer era que conheço melhor a gastronomia açoriana do que a madeirense.

      Podes sempre criar um blog em WP, transferir o conteúdo actual do teu blog no blogger e ir experimentando postar num lado e no outro para ires vendo qual preferes.
      Pessoalmente, prefiro Wordpress a Blogger. Mas, no topo da minha lista, está mesmo Wordpress com alojamento e domínio próprio. :D
      Este blog começou em Wordpress: http://telitanacozinha.wordpress.com/
      Em Novembro passado fiz um backup e, por isso, estão lá os conteúdos todos daqui.

      E, obrigada, pela visita e pelo comentário. :)

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Ainda ontem estive a ver essa receita no livro e fiquei com muita vontade de experimentar.
    Ficou delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a sorte de ter os livros quase todos da Bimby. Fui apanhando campanhas, recebi de presente, apanhei também uma promoção fantástica e até houve um que ganhei num concurso. :)
      Este livro, particularmente, desfolhei-o a primeira vez em casa de uma amiga (ainda a minha Bimby não tinha chegado) e fiquei maravilhada.

      Obrigada.
      Beijitos*

      Eliminar
  7. Olá Ana!
    Desconhecia esta receita da Bimby, apesar de ter visto a Filipa a cozinhar o milho frito, pois foi esse programa a que assisti, no 24 Kitchen. A tua receita ficou bastante apelativa, a minha mãe fazia imensas vezes quando eu era miúdo, mas nunca experimentei. ;) Vou anotar a receita.
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver a receita ao vivo deve ser muito mais interessante. :)
      Eu só conheci a receita das vezes que experimentei em restaurantes madeirenses mas nunca tinha feito.
      Depois, se experimentares, diz-me como correu.
      Beijitos*

      Eliminar
  8. Na minha terra chama-se polenta e leva outros ingredientes:queijo,manteiga,parmesão...Parece delicioso e nesta versão.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a receita de polenta guardada para experimentar! :D

      Beijitos*

      Eliminar
  9. Eu adoro a gastronomia madeirense, é uma verdadeira perdição!
    Tenho familiares madeirenses e perco-me pelos sabores com que me presenteiam...sem dúvida que o bolo do caco e o milho frito estão no topo da lista! :)
    Excelente sugestão :)

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esta receita.
    O resultado foi fantástico! Estes teus quadradinhos estão um encanto! Dá vontade de tirar um :)
    Já estive na Madeira mas não comi esta maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia, mas adorei o aspecto e dá mesmo vontade de experimentar

    ResponderEliminar
  12. Já conhecia e já provei, mas nunca fiz e de facto com a Bimby , é um instante :)
    Bjs
    Romã :*

    ResponderEliminar
  13. A minha mãe costuma fazer e é delicioso! É um ótimo acompanhamento!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Absolutamente magnífica esta receita Ana!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Também gosto deste milho frito, acho que dá um acompanhamento fantástico! :)

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...