sábado, 11 de janeiro de 2014

waffles caseiros

Após uma semana algo conturbada em que até fiquei em casa dois dias doentinha, com pequenas maleitas que juntas me deixaram quedada, chego ao fim-de-semana e apetece-me waffles! Esta semana parecia nunca mais acabar, até tive que suportar a confusão dos transportes públicos com a greve do metro em Lisboa. O que não é nada de novo porque tem havido greve de metro de manhã todas as Quinta-feiras mas, ainda assim, é muito aborrecido ter que me meter num autocarro para atravessar a cidade toda, ainda mais caótica, para chegar (atrasada) ao trabalho (por causa do trânsito). Enfim...

Chegando a Sábado, após dormir mais umas quantas horas, apetecia-me começar o fim-de-semana da melhor maneira e, para isso, nada melhor que uns waffles!
A receita é do livro Bimby - Massas e Doces, à qual fiz uma ligeira alteração no modo de preparação.





~ waffles ~ 

Ingredientes:
2 ovos
¼ c. chá de flor de sal Loja do Sal
casca de ½ limão
20 g de açúcar (amarelo)
250 g de leite (à temperatura ambiente) Terra Nostra
75 g de manteiga (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal gourmet Loja do Sal
180 g de farinha
2 c. chá de fermento (em pó para bolos)

xarope para waffles e panquecas
doce de leite Casa da Prisca
doce de abóbora Casa da Prisca
doce de cherovia com anis Cherosabor
compota de laranja
doce de citrinos com anis



Preparação Thermomix-Bimby:
Ligar a máquina de waffles para ir aquecendo.
Colocar a borboleta, as claras e a flor de sal e programar 2 min/ vel 3 ½.. Reservar.
Retirar a borboleta. Colocar a casca de limão, o açúcar e ralar 15 seg/ vel 9.
Juntar as gemas, o leite, a manteiga, a pitada de sal e programar 4 min/ 70º / vel 4.
Adicionar a farinha e o fermento e misturar 15 seg/ vel 3.
Juntar as claras reservadas e envolver 7 seg/ vel 4.
Com este preparado, verter para a máquina de waffles (já aquecida) e ir preparando os waffles.
Servir com doces, compotas e xarope para waffles e panquecas.





tempo de preparação: 30min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: leite


Siga-me aqui: follow us in feedly

12 comentários:

  1. Que maravilha, estão fantásticas!
    Uma deliciosa sugestão para o fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Que delicia, eu estou de dieta mas uma pausa com estes waffles seria bem vinda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se encontro uma receita de waffles dietéticos. :)

      Beijitos*

      Eliminar
  3. Ao ver as fotos, apeteceu-me dar uma bela dentada num desses waffles! Que delícia!

    Bjs

    http://aalfacinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que lindos que ficaram! Por acaso já não faço à uns tempos e gosto muito!! :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro waffles e estava a precisar de um miminho extra após uma semana complicada. :)

      Beijitos*

      Eliminar
  5. Gosto tantoo de waffles! Desde pequenina que quero ter uma máquina de waffles do Mickey, acho que são influências dos desenhos animados devoradores de panquecas e waffles :)
    Fiquei com vontade de comprar uma máquina de waffles outra cez com esta receita... Tão fofinhos e com esse padrão em cima e com xarope de panquecas e waffles... :P
    Acho que vou sair do teu blog antes que tenha de ir comprar uma máquina de waffles!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sua gulosa! :P
      Waffles em formato Mickey deve ser o máximo. Aqui há uns tempos vi uma máquinas, no LIDL, em formato de bonecos e eram tão fofos os waffles.

      A minha máquina de waffles é tão antiga. Tem cerca de 10 anos ou isso. Foi a minha mãe que me ofereceu e sei que não foi muito cara. ;)

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Se eu tivesse este pequeno-almoço de manhã, na mesa, à minha espera, decerto o meu dia ia ser muito mais feliz!
    Pequenas coisas que fazem a diferença no dia! Uns waffles simples, mas lindos, douradinhos saborosos e muitos doces e compotas a acompanhar!

    Beijinho,
    Aida

    P.S.: Já tinha visto o teu desafio de aniversário e espero conseguir participar! Espero mesmo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de começar os Sábados da melhor maneira e nada como um miminho logo pela manhã :)

      Beijitos*

      P.S.: Fico à espera muito curiosa. :****

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...