sábado, 15 de novembro de 2014

pão do Vaticano

A primeira vez que ouvi falar neste pão foi no blog Hoje para jantar e, claro, fiquei curiosa. Depois vi que a Cláudia Dona Biscoito também experimentou e adorou e ainda mais curiosa fiquei. A Cláudia (que é uma querida) prontificou-se logo a dar-me um starter para eu experimentar o pão. Além destas referências, não consegui encontrar a origem deste pão mas sei que é um pão que só se faz uma vez na vida e traz boa sorte a toda a família e quem coze o pão tem um desejo realizado. Apesar de não ser (muito) supersticiosa, gosto destas correntes de partilha e gostei de fazer o pão.
O pão ficou delicioso e a preparação lembrou-me a preparação de sourdough (algo que planeio fazer um dia). Na confecção só não usei passas por não apreciar.




~ pão do Vaticano ~ 

Este pão trás boa sorte a toda a família.
Aquele que coze o pão tem um desejo realizado.
Apenas deve fazer este pão uma vez na vida
Começa na 2º feira
É importante que o fermento NÃO esteja no frigorífico.

Coloque a massa numa taça ou bacia de vidro e cubra com um pano de cozinha. Só pode mexer com uma colher de pau, nunca com talheres de metal ou com as mãos.

·         2ª feira: Junte 250g de açúcar – Não mexer
·         3ª feira: junte 250ml de leite fervido (deixe arrefecer antes de usar)– não mexer
·         4ª feira: junte 250g de farinha – não mexer
·         5ª feira hoje pode mexer tudo – apenas com uma colher de pau
·         6ª feira: junte 250g de açúcar, 250ml de leite fervido e arrefecido e 250g de farinha. Mexer ao redor e ajustar para 4 porções. Dar 3 porções. A 4ª fica para si e é com ela que faz o pão.
·         Sábado: Para a 4ª porção junte 250g de farinha, ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ pacote (ou uma colher de sopa) de fermento em pó, 3 ovos, açúcar baunilhado qb, 250ml de óleo, nozes picadas grosseiramente, ½ colher de sopa de canela, 3 punhados de passas, pedaços de maçã e raspas de chocolate.
   

Unte uma forma e ligue o forno a 180º C, cerca de 30 minutos (o meu demorou mais). Coloque a massa e leve ao forno.






tempo de preparação: 1 semana
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha



Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

20 comentários:

  1. Bom dia!
    Acho esta ideia o máximo! Já fiz uma vez o pão da amizade, num processo bastante semelhante e adorei... Este ficoou lindo e bem apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Uau, muito estranho! Nunca vi preparação mais esquisita :P Mas fiquei curiosa, até porque parece muito bom :)
    Só não percebi uma coisa: na 2a feira junta-se 250g de açúcar a quê? Só o açúcar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este pão começa com um starter ou isco cedido por outra pessoa, ao qual se junta um ingrediente por dia durante uma semana.

      Eliminar
    2. O açúcar junta à porção da massa que lhe foi entregue. assim como os outros ingredientes.

      Eliminar
  3. No sábado depois de juntar todos os ingredientes podemos mexer a mistura?

    ResponderEliminar
  4. Olá. Hoje ouvi falar do Pão do Vaticano e curiosa que sou fui logo pesquisar na net e cheguei até aqui....
    Só comentários de quanto o pão é delicioso que fiquei curiosa para o fazer e experimentar... mas surgem algumas dúvidas: só posso fazer se me derem um pedaço de massa? Tendo a massa na sexta-feira só posso começar na segunda-feira todo o processo? Toda a familia tem que comer um pedaço (pois tenho um bebé de 7 meses e ele ainda não come pão)?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, gostaria de informar que também me foi entregue uma porção da massa à qual eu recebi e iniciei o processo à segunda-feira. Todos os dias da semana acrescentei o ingrediente conforme mencionado na receita. Sábado à tarde terminei o meu Pão do Vaticano e posso dizer que ficou maravilhoso. Apenas recomendo que é melhor levar a cozer a massa num tabuleiro porque fica grande.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, também estou a fazer esta receita mas como despistada que sou troquei a ordem dos ingredientes e juntei a farinha na 3a em vez do leite. Será que Estraguei tudo? Socorro podem responder? Obrigada

    ResponderEliminar
  7. E se não tivermos o tal starter poderemos fazer na mesma?

    ResponderEliminar
  8. E se não tivermos o tal starter, se ninguém nos tiver dado um pouco de massa, podemos fazer na mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Peter, sem o starter não é possível fazer a receita.

      Eliminar
  9. Olá, gostei mto do que vi, por cá nunca tinha ouvido falar. posso fazer sem ter a poção de massa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é possível fazer o pão sem ter o starter / isco, que não é mais do que a levedura inicial.

      Eliminar
  10. Olá boa noite só uma pregunta mas urgente
    Meti tudo numa taça de vidro mas não me esplicar a que era para mete o starter/isco junto posso ainda juntar tudo uma vez que ainda não mexe
    Por favor uma resposta obrigado

    ResponderEliminar
  11. Olá boa noite só uma pregunta mas urgente
    Meti tudo numa taça de vidro mas não me esplicar a que era para mete o starter/isco junto posso ainda juntar tudo uma vez que ainda não mexe
    Por favor uma resposta obrigado

    ResponderEliminar
  12. Olá boa noite só uma pregunta mas urgente
    Meti tudo numa taça de vidro mas não me esplicar a que era para mete o starter/isco junto posso ainda juntar tudo uma vez que ainda não mexe
    Por favor uma resposta obrigado

    ResponderEliminar
  13. Olá Telita. Quando me ofereceram a porção de massa,não estava com muita vontade, mas lá acabei por aceitar e o resultado foi excelente. Fiz recentemente este bolito e foi assim que "dei de caras" com este blogue. Claro que depois me perdi por uma série de receitas :) Parabéns. Continuarei a acompanhar.
    Também publiquei no meu blog (bebé).

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Venho pedir ajuda, porque recebi na 6ªf uma porção de massa para fazer este Pão/Bolo do Vaticano, mas hoje que ainda é Domingo, a massa está a cheirar a azedo e apresenta umas bolhas... Acho que está estragada!
    ...Ou será normal, devido ao processo de fermentação da massa?
    Alguém me pode aconselhar?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Olá. Engraçado. Não conhecia e hoje lançaram-me esse desafio. Bem, o açúcar já está. Venha o 2º dia.
    Beijinhos
    http://bimbexpress.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...