domingo, 23 de novembro de 2014

tomate seco (desidratado)

Este é a publicação nº 500 no dia em que o blog comemora 2 anos de existência!
A qualidades das fotos melhorou consideravelmente, apesar de ainda não perceber nada de food styling nem de iluminação. Investi numa máquina jeitosa (não profissional) e iluminação adequada. Se forem ver as fotos de 2012,  são de fugir... (Se bem que, às vezes, encontro fotos actuais em blogs de culinária com algum tempo idênticas às minhas iniciais.) As fotos são importantes num blog de culinária porque é isso que chama a atenção dos leitores. São as fotos que cativam leitores. As receitas podem ser excelentes e inovadoras mas se não tiverem uma boa foto a acompanhar, ninguém vai quer olhar para aquele prato.
Acho importante ter a marca de água mas pequena e discreta e desde que não esteja em cima do prato a escondê-lo. Não é complicado arranjar um espaço em casa para tirar fotos. Até se podem tirar as fotos no chão desde que bem iluminadas se for com luz artificial.
Há soluções acessíveis no eBay. Um photo studio ou uma softbox são um bom investimento. Convém depois comprar lâmpadas adequadas para iluminação artificial. (Espreitem os links que deixei com os meus achados no eBay.)
Sei que tenho um longo caminho a percorrer a melhorar as minhas fotografias mas, pelo menos, vou tentando fazê-lo continuamente.

Passando à receita/sugestão:

Uma das grandes vantagens de ter um desidratador de alimentos em casa é, obviamente, poder desidratar tudo aquilo que nos dá na telha. Aqui há uns dias, deu-me na telha desidratar tomate para ter tomate seco. Isto porque vi uma receita maravilhosa com tomate seco e achei que ficaria muito melhor com tomate seco caseiro.
O tomate também se pode secar no forno, como já fiz, mas a ideia de ter o forno ligado, entreaberto, durante horas não me agrada absolutamente nada.
Cortei o tomate de duas formas: metade com mandolina e o restante em gomos. O ideal era ter feito com tomate cereja cortado ao meio mas acabou por resultar muito bem, tanto um corte como o outro. Claro que o tomate cortado em gomos levou muito mais tempo a secar, do que aquele cortado em finas fatias com a mandolina.




~ tomate seco (desidratado) ~

Ingredientes:
tomate q.b.




Preparação:
Cortar o tomate em fatias com a mandolina ou em gomos.
Colocar no desidratador e ligar até o tomate estar seco.



tempo de preparação: 12h
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: tomate


Espreitem o grupo no Facebook sobre o assunto:



Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

17 comentários:

  1. Realmente o forno entreaberto durante horas também não me inspira, principalmente tendo gatos, mas caseiro deve ser fantástico!
    Parabéns :-) 2 anos que passaram a correr! Venham mais uns quantos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Passei o tempo a ver se gatas andavam pela cozinha com receio que lhes acontecesse qualquer coisa.

      Beijitos, minha querida.
      Obrigada por todo o apoio!

      Eliminar
  2. Não podia concordar mais - se as fotos não acompanham as receitas em todo o seu esplendor, dificilmente cativam alguém. Eu pelo menos sou assim - a receita poder ser espectacular, mas se a fotografia não o demonstra, não a farei com certeza. Acho que não há mal nenhum em ser um pouco exigente nesse aspecto - se já o somos na vida real perante um prato, porque não o haveríamos de ser por aqui?
    Também notei isso no meu blog (a sério, há 1 ano atrás devia ter alguma limitação visual) - mas estamos a evoluir :)
    Muitos parabéns! (e Novembro é mesmo o mês dos blogs!)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! As fotos estão encantadoras.
    bjns

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,
    fiz tomate seco uma só vez, demorou horas no forno, mas já vi uma receita que secam os tomates
    no sol, assim fica mais fácil, rsrs...
    Tuas fotos estão lindas, tudo perfeito!

    Parabéns pelos 2 anos de blog, que venham muitos e muitos anos de delícias!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  5. Não tenho um desidratador de alimentos, mas adoro os produtos desidratados. Os tomates são um exemplo disso. Ficaram excelentes

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelos 2 anos! :)
    Concordo, boas fotos da receita cativam logo à primeira vista. Também tenho tentado melhorar esse aspeto, embora não seja nenhuma profissional no campo de fotografia. Mas com a pratica vamos melhorando e isso é o mais importante.
    Belo tomate seco ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. As fotos do teu blog realmente são lindas, tenho uma máquina pedida ao pai natal e agora tenho que esperar a ver se o pai natal me traz. Até lá utilizo o programa photoscape para retificar a luz nas fotos que tiro com o ipad.
    Adorava ter um desidratador em casa e acabei de acrescentar à lista para o pai natal.

    ResponderEliminar
  8. Pois parabéns por tudo Ana, pelas partilhas pelo blog e pelas fotos cada vez mais fantásticas ahh e que inveja do teu desidratador...

    Um grande beijinho e que festejemos muitos mais aniversários

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana!!!!
    Parabéns pelo aniversário do blog, aqui sempre encontro receitas deliciosas e idéias super criativas, sempre preparadas com o maior carinho e dedicação!!!
    Muito sucesso e felicidade sempre!!!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  10. Esse tomatinho desidratado ficou com muito bom aspecto!!
    Parabéns pelo blog!! Que venham muito mais receitas!!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns pelo aniversário do blog, e que venham muitos mais!
    As fotos estão óptimas!

    ResponderEliminar
  12. Ana, concordo plenamente com o texto do post. Podemos ter a melhor receita, com os melhores produtos e as melhores ideias, mas se a foto vale por 1000 palavras ... até pode ser a receita mais simples, mas uma boa foto faz a diferença.

    Agora tudo depende de como as pessoas são exigentes e querem o blogue, Mas eu acima de tudo também gosto de qualidade e como sou muito perfeccionista e exigente aprecio tudo o que é feito com grade rigor.

    O meu blog apesar de ser muito recente já se nota alguma evolução (na minha opinião), também investi numa máquina fotográfica e nalguns adereços (props ;)). Uma softbox e um tripé é algo que está na minha lista de compras :)

    Muitos Parabéns pelo blog e pela evolução :)

    Beijinho

    Ana Matos
    Dona Delicia - Atelier de Sabores

    ResponderEliminar
  13. Que bela ideia esta do tomate desidratado Ana. Gostei. Obrigada pela dica

    Beijinhos
    Alexaandra

    ResponderEliminar
  14. muitos Parabéns pelo aniversário do blog :)

    ResponderEliminar
  15. Parabéns! Que coincidência ser o post 500 :D Imensas receitas deliciosas :)
    Só achei esse comentário quanto às fotos dos outros um bocado despropositado.. Quero dizer, se tu tiveste tempo para melhorar por que é que os outros não podem tê-lo? Ou não, até, se há gente que não tem paciência para fotos e só quer mostrar a sugestão então força...
    Por acaso também não gosto muito de marcas de água gigantes, fica estranho :P Essas são muito discretas, se não dissesses não reparava :)
    A ideia do tomate é muito gira, nunca provei tomate desidratado mas ando curiosa! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Avelã, tens toda a razão! Cada um sabe de si.
      Referia-me a blogs com +2 anos e/ou até mais antigos que o meu em que nas fotos mal se percebe a comida. Mas, cada um sabe de si e cada qual gere o seu blog à sua maneira e ninguém tem nada a ver com isso. Quem quiser tirar uma foto qualquer para acompanhar o prato que o faça. Não tenho mesmo absolutamente nada a ver com isso e, nisso, tens toda a razão.
      Obrigada pela chamada de atenção. Fizeste-me olhar para a questão de outra forma.

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...