sábado, 1 de novembro de 2014

doce de laranja

O desafio para o dia 1 de Novembro, para a 18ª edição do Dia Um... Na Cozinha, tem por tema Doces e Compotas. Andei a pensar o que havia de fazer mas decidi-me pelo doce de laranja, precisamente porque acabou e eu adoro torradas com doce de laranja. Ainda pensei em aventurar na marmelada de maçã (reineta) mas o ritual de pequeno-almoço falou mais alto.
Passei a comprar frutas e legumes exclsuivamente numa mercearia que só vende, precisamente, frutas e legumes. Desisti dos supermercados e hipermercados em que os legumes e frutas que compro acabam por se estragar em poucos dias. Os frutohortículas que agora temos em casa são de excelente qualidade, sabor e rendem muito mais do que os comprados já embalados. Além de que a mercearia é tão perto que a qualquer momento damos lá um pulo para comprar o que precisamos no momento. Acredito que seja mais caro que numa grande superfície mas acabo por poupar imenso comprando avulso exactamente o que preciso.
Para este doce, escolhi laranjas de sumo, pesadas e com um aroma fantástico. Adicionei limão por ser um fruto com bastante pectina. O doce ficou bastante mais saboroso que os de compra e, assim, já tenho os pequenos-almoços assegurados nos próximos tempos.
Confesso que adoro fazer doces e compotas e, se tivesse tempo, metia-me num negócio de venda de compotas. Criei a loja online mas nunca me atrevi a ir em frente com o negócio.





~ doce de laranja ~

Ingredientes:
500 g de laranjas (sumarentas)
500 g de açúcar amarelo Sores
1 limão




Preparação Thermomix-Bimby TM31:
Lavar bem as laranjas e o limão. Descascar e retirar os caroços. Num prato, cortá-los em quartos e a seguir em fatias finas. Colocar no copo juntamente com o sumo que ficou no prato. (As laranjas devem ser pesadas sem casca.)
Adicionar o açúcar e envolver. Programar 30 min/ 100º C/ rotação inversa/ vel 1, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o perigo de salpicos.
No final do tempo, triturar 15 seg/ vel 7. (Este passo é opcional, caso se pretende compota.)
Para verificar se tem a consistência certa, retirar com uma colher um pouco de doce para um prato, deixe arrefecer e depois empurre-o com o seu dedo. Se a superfície do doce enrugar, então está pronto. Se ainda não enrugar, programar mais 10 min/ Varoma/ colher inversa/ vel 1 para o líquido evaporar e o doce ficar mais consistente.
Retirar de imediato para um frasco previamente esterilizado.



tempo de preparação: 45min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: laranjas




Siga-me aqui: follow us in feedly

23 comentários:

  1. Adoro doce de laranja :) Tão bom!!!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro doce de laranja ( nos hoteis é uma das minhas compotas preferidas para barrar os croissaintzinhos salgados) mas nunca me deu para fazer... Vou guardar a tua receita, just in case...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá :).....
    Que estrondoso aspecto e docinha sugestão :)..... Adoro!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Agora que as laranjas começam a ser boas e sumarentas vou ter de experimentar este teu docinho Ana, ficou com um aspecto delicioso


    beijinho e bom resto de fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Hum...apetece mesmo experimentar aquela bolachinha!
    Beijinhos
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nem de proposito! A minha sogra deu-me mais de 5kg de laranja! Ia procurar receita e esta aparece no meu FB thanks :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Telita!
    Eu também sou fã de doces e compotas e faço com bastante frequência. Claro que não consigo dar escoamento a todas e acabo por distribuír por amigos e familia.
    Gosto de doce de laranja, mas é curioso que nunca me deu para fazer. Mas após ter visto a cor linda do teu doce, fiquei com imensa vontade de experimentar, quem sabe será o próximo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Também gosto de doce de laranja mas nunca me deu para o fazer em casa. Mas como também sou como tu, e acho que os doces e compotas feitos em casa estão a anos-luz dos que se compram já feitos, tenho que fazer alguns frasquinhos deste teu doce, que ficou com uma cor linda.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  9. Aqui está mais um doce que nunca fiz. Deve ser mesmo bom, uma vez que sou fã deste fruto. Como ia agora bem uma colherzinha dele em cima de uma bolachinha ou de uma fatia de pãozinho. Que excelente participação. Adorei também as bases em crochet. Que requinte ficou tudo.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Que cor tão bonita e apelativa! Adorei a tua sugestão.
    bjns

    ResponderEliminar
  11. Ficou com uma cor linda, Ana ! :)

    Beijinhos e obrigada pela participação !

    ResponderEliminar
  12. Que aspeto guloso, nunca fiz só de laranja
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. Como faço poucas compotas acabo por me repetir nos sabores. De laranja ainda não fiz.
    Esta cor vibrante faz imaginar um sabor delicioso e bem cítrico. Gostei muito do aspecto!

    Bjnhos

    ResponderEliminar
  14. Ficou com uma cor linda, bem laranjinha, adorei :)
    Já comi doce de laranja amargo, mas nunca fiz.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. No Natal passado ofereceram-me um doce de amarga caseiro delicioso, e esta receita fez-me lembrar desse doce. Vou guardá-la!

    ResponderEliminar
  16. Nunca fiz doce de laranja, costumo sempre fazer com outras frutas, mas com laranja nunca experimentei.
    O que mostras tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  17. Deve ter ficado uma delícia! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Muito bom aspeto :D Também compro parte das frutas e legumes numa mercearia :)

    ResponderEliminar
  19. Um doce de laranja sabe sempre muito bem, gosto bastante e este é simples e económico de se fazer!
    Lindas fotos
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Mais uma vez uma receita deliciosa! Já experimentei mas a minha ficou uma espécie de marmelada de laranja!
    Obrigada pela partilha.
    Helena, Aromas de Cor!

    ResponderEliminar
  21. Adoro doce de laranja. Já experimentei com alecrim para lhe quebrar o doce e também com a casca, que lhe dá um ligeiro travo ácido, excelente opara quem não aprecia o muito doce.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...