domingo, 3 de novembro de 2013

bolo de laranja e pistáchio

Ao ver no 24 Kitchen, a Rachel Allen fazer um bolo de pistáchios, fiquei a salivar a imaginar o sabor do bolo! Suspeito que foram os pistáchios que me provocaram esta reacção e por a Rachel ter falado em baklavas. Enquanto a via a preparar o bolo, fui conferindo mentalmente os ingredientes para ver se tinha tudo em casa. De seguida, bastou-me ir espreitar o Cake para poder reproduzir o bolo! Apesar de a Rachel usar quase sempre uma forma redonda de 23cm, não resisti a usar umas das minhas novas formas para bundt - a ViraVento.




Ingredientes:
150 g de pistáchios sem casca (cada embalagem de 200 g de pistáchios com casca rende 100 g)
raspa de 2 laranjas (ou 1 grande)
225 g de açúcar branco
225 g de farinha
2 c. chá de fermento
100 g manteiga
4 ovos
100 ml de leite

sumo de 2 laranjas (ou 1 grande)
100 g de açúcar amarelo





Preparação Thermomix-Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180º C e untar a forma.
Colocar no copo os pistáchios e pulverizar 5 seg/ vel 7. Reservar.
Colocar no copo a casca de laranja e o açúcar branco e pulverizar 15 seg/ vel 7. Reservar.
Deitar no copo a farinha, o fermento, 100 g de pistáchios e misturar 30 seg/ vel 3-5-7. Reservar numa tigela e envolver, com a espátula, o açúcar pulverizado com a casca de laranja
Juntar a manteiga, os ovos, o leite e bater 30 seg/ vel 5.
Programar vel 3, sem tempo, e ir deitando pelo bocal da tampa os ingredientes secos até finalizar.
Deitar o preparado na forma e levar ao forno durante 20 a 40 minutos ou até o palito sair limpo.
Findo o tempo, retirar a forma do forno e deixar arrefecer para desenformar.

Enquanto o bolo arrefece para desenformar, prepara-se a cobertura.
Colocar numa frigideira o sumo de laranja e o açúcar amarelo e mexer até dissolver o açúcar em lume brando. Assim que o açúcar estiver dissolvido, deixar levantar fervura e desligar.

Desenformar o bolo arrefecido e verter a cobertura por cima. Decorar com o resto dos pistáchios triturados.





Aconteceu um pequeno percalço ao desenformar o bolo (como se pode ver acima) mas acho que consegui remediar.



tempo de preparação: 2h
dificuldade: **
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha


Siga-me aqui:

27 comentários:

  1. Olá Ana, bolo de pistachios que novidade, e a calda de caramelo uhm delicioso, esse percalço no bolo foi de alguém que meteu a colher antes, não resistiu até tirar as fotos!!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivone,
      o bolo partiu-se ao desenformar. Fiquei tão aborrecida! Depois "montei-o" para a foto do bolo inteiro. Mas quase que não resistia. Ficou um aroma fantástico na cozinha.
      Só faltou tirar a foto do interior mas tirei as fotos do bolo com a última luz da tarde.
      Já não é o primeiro bolo que faço com pistáchios (adoro!). O primeiro foi para o World Baking Day: http://bit.ly/17Go14i


      Bjs*

      Eliminar
  2. Nunca fiz bolo com pistácio, mas fiquei com vontade de experimentar! e a combinação com a laranja parece-me muito bem!
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A combinação é perfeita. Combinam muito bem. Recomendo!

      Beijitos*

      Eliminar
  3. Humm...que maravilha!
    Gosto muito de pistachio e já me pus a imaginar o sabor desse bolo, que só pode ser maravilhoso.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. tem um aspeto maravilhoso. deve ser uma delícia. bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Acreditas que passei anos convencida que não gostava de pistáchios? Depois fui a Istanbul e provei baklavas de pistáchio e... não queria outra coisa! (Um dia destes, faço em casa!)
      Afinal, o que não me agrada ao palato é o sabor sintético do pistáchio, como em gelados de sabor a pistáchio. Blargh! Mas, pistáchio 'verdadeiro' A-DO-RO!

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Fiquei tão triste quando ele se escangalhou ao desenformar... :/

      Eliminar
  7. Que bolinho rico!
    Seria até à ultima migalha ;)

    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  8. Hmm, que bolinho mais guloso! Adoro laranjas, são a minha fruta preferida e tenho a certeza que iria adorar este bolo.
    Está excelente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ficou mesmo guloso e bastante rico em sabores. :)

      Eliminar
  9. Olá querida,
    Também tenho esse bolo marcado para fazer há séculos, pois os sabores são deveras requintados.
    Ficou lindo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia,
      Obrigada.
      Tens que experimentar, mesmo. Mas deixa arrefecer antes de desenformar. Não faças como certas pessoas (=eu).

      Beijitos*

      Eliminar
  10. Ficou fantástico!
    Essa forma é linda, vai ser a minha próxima aquisição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E delicioso, Marisa!
      A forma é maior do que contava (mas eu sou um desastre com medidas). Achei a forma linda e comprei, aproveitando a campanha do Halloween (e ainda recebi duas forminhas pequenas com o fantasma e a abóbora). Depois quando a forma chegou é que percebi realmente o tamanho.
      Com a forma cheia, o bolo ficaria com o dobro do tamanho deste!

      Beijitos*

      Eliminar
  11. Só consigo imaginar o sabor desse bolinho!!! Que espectáculo!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que me aconteceu a ver o programa, Xana. Saí do sofá disparada em direcção à estante para fazer o bolo.

      Beijitos*

      Eliminar
  12. Que bolo tão bonito! Adoro esse livro, tenho essa receita marcada para fazer :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cuca!
      Faz quanto antes. Fica delicioso!

      Beijitos*

      Eliminar
  13. Que espectáculo de bolo, Ana! Deve ser simplesmente delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ana,ficou muito bonito nessa forma de bundt.Adoro bolos com cobertura crocante.
    bjns

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...