quarta-feira, 6 de novembro de 2013

tagliatelle à bolonhesa

Em dia de greves de transportes, só apetece um jantar bem simples de confeccionar para poder, finalmente, descansar após o dia de trabalho. Como tinha carne picada e saiu uma bolonhesa!
Com a minha vida a dar uma reviravolta que implica voltar a trabalhar em horário normal de expediente, implica uma nova aprendizagem na gestão do tempo, estabelecer novas rotinas e criar novos hábitos. Para mim, é excelente mas vou levar algum tempo a habituar-me a ter horários "normais". Quero com isto dizer que o ritmo do blog vai ser outro. Será um ritmo bem mais lento mas, quiçá, mais apurado.




Ingredientes:
1500 g de água
60 g de azeite virgem extra
230 g de tagliatelle (usei de espinafres)
sal q.b.
100 g de cebola
130 g de cenoura
120 g de cougette (ou cogumelos)
400 g de polpa de tomate
500 g de carne picada de novilho
1 c. sopa de caldo de legumes caseiro
sal q.b.
1 folha de louro (opcional)
pimentas Suldouro q.b.
orégãos Suldouro q.b.
noz-moscada Suldouro q.b.
queijo ralado q.b.

Suldouro


Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar a água no copo, juntamente com 10 g de azeite e sal, e programar 10 min/ Varoma/ vel 1.
Adicionar o tagliatelle e programe o tempo indicado na embalagem/ 100º / colher inversa/ vel colher. (Programei 8min para ficar al dente.)
Escorrer o tagliatelle e reservar (mantendo quente).
Colocar no copo a cebola, o alho, a cenoura, a cougette e picar 5 seg/ vel 5.
Adicionar a polpa de tomate e 50g azeite e refogar 7 min/ 100º/ vel 2.
Juntar a carne picada, o louro, o caldo, os temperos e programar 10 min/ 100º/ colher inversa/ vel colher.
Ao terminar o tempo, deitar o preparado sobre o tagliatelle e envolver.
Servir polvilhado com queijo ralado.





tempo de preparação: 30min
dificuldade: *
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: carne picada


Siga-me aqui:

14 comentários:

  1. Os dias de greve dos transportes são sempre uma loucura! Mas este prato de massa é bem reconfortante e uma óptima maneira de terminar o dia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E hoje a mesma coisa. E ainda vai haver mais dois dias de loucos este mês. *hmpf*
      Foi uma excelente maneira de terminar o dia, sim. :D

      Beijitos*

      Eliminar
  2. Um prato que é tão bom para recuperar de dias mais complicados... ficou com um aspeto maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro este prato, mas já não faço há imenso tempo! A minha receita, curiosamente, é bem parecida com a tua. Só nunca usei courgette, mas parece uma boa ideia.:) Acho que amanhã vou comprar os ingredientes e fazer este prato... porque para mim, (quase quase) todos os dias são dias de massa!;)

    Beijinhos,
    Olivia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troquei os cogumelos (de que não gosto) por courgette. ;)
      Adoro pratos de massa, apesar de comer pouco!

      Beijitos*

      Eliminar
  4. São mesmo muito aborrecidas as greves...ainda ontem tive muita dificuldade para ter comboios aqui na zona do Porto!

    Adoro bolonhesa...ficou com um aspecto fantástico! Massas reconfortam tanto nestes dias!

    Beijinhos*
    http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se são. O que me agradou, no entanto, foi observar a entre-ajuda das pessoas perdidas na estação a perguntar se aquele comboio seguia e/ou para onde ía.
      Obrigada, Marlene.

      Beijitos*

      Eliminar
  5. A greve a mim não me afecta pois trabalho aqui na rua a seguir á minha casa .
    Más que é chato é!
    Adoro um prato assim ,deixa-se sempre satisfeita
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sprte, São! Quem me dera... Trabalho a quase 20km de casa. Nos últimos quase 2 anos, tive a oportunidade de trabalhar a partir de casa mas em horários nocturnos (madrugadas). Agora, ao voltar para horário de expediente, estou a reaprender como gerir estas coisas.

      Obrigada.

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Uma massa mesmo com eu gosto e com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bastante saborosa e tem a vantagem de render imenso para outras refeições. ;)

      Beijitos, Marisa!*

      Eliminar
  7. Deve ser realmente muito chato estas greves eu cá tenho a sorte de morar a 5 minutos do local de trabalho, no Verão é uma caminhada, chegando lá é só mudar de fatiota:)
    Uma sugestão que eu adoro e que me sabe sempre muito bem, ficou fantástica e com muito bom aspecto.

    Beijos

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...