domingo, 1 de junho de 2014

brownies de trufa de chocolate

Num ápice chegámos a Junho! E com o início de Junho, vem o Dia da Criança e, simultaneamente, o Dia Um... Na Cozinha. Nesta 13ª edição celebra-se o primeiro aniversário do projecto e o tema são os brownies feitos com chocolate e sem qualquer bebida alcoólica para poderem ser degustados por crianças.
Cá em casa, somos fãs de brownies! Já houve brownies de chocolate e nozes, brownies de chocolate e pistáchios e brownies de cacau, banana e amendoins (sem ovos) e até já fiz a versão com chocolate branco, ou seja, blondies - banoffee blondies. Por isso, para o Dia Um, resolvi fazer uma receita nova e escolhi uma das receitas da popina. Estou absolutamente viciada neste livro e temo que irá chegar o dia em que já experimentei as receitas todas!
Estes brownies de trufa de chocolate ganharam uma medalha de ouro e têm uma textura macia e cremosa semelhante à das trufas mas devem ser feitos com chocolate preto de qualidade.





~ brownies de trufa de chocolate ~ 

* receita do livro Popina - Iguarias Saudáveis

Ingredientes:
240 g de chocolate preto (com pelo menos 70% cacau)
100 g de manteiga
3 ovos (grandes)
135 g de açúcar amarelo
55 g de farinha sem fermento
cacau em pó, para polvilhar



Preparação Tradicional:
Pré-aquecer o forno a 150º C. Formar uma forma quadrada de 18 cm com papel vegetal. Reservar.
Colocar o chocolate e a manteiga numa taça resistente ao calor e derreter em banho-maria. Deixar arrefecer.
Colocar os ovos e o açúcar numa tigela e bater até obter um creme esbranquiçado e cremoso. Acrescentar a farinha envolvendo suavemente.
Acrescentar o chocolate e manteiga derretidos e misturar até ficar cremoso.
Deitar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido durante 15 minutos. (Tive que deixar cozer durante quase 30 minutos num forno a gás no mínimo.)
Os brownies deverão crescer ligeiramente.
Deixar arrefecer completamente e polvilhar com cacau em pó.
Dividir em quadrados e servir.



Preparação Thermomix-Bimby:
Pré-aquecer o forno a 150º C. Formar uma forma quadrada de 18 cm com papel vegetal. Reservar.
Colocar o chocolate e a manteiga no copo e triturar 15 seg/ vel 9.
Programar 5 min/ 50º/ rotação inversa/ vel 1. Deixar arrefecer ligeiramente.
Acrescentar a farinha, o açúcar e os ovos e envolver 15 seg/ vel 3.
Com a espátula, baixar o que ficou nas paredes do copo e misturar 1 min/ vel 3.
Deitar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido durante 15 minutos. (Tive que deixar cozer durante quase 30 minutos num forno a gás no mínimo.)
Os brownies deverão crescer ligeiramente.
Deixar arrefecer completamente e polvilhar com cacau em pó.
Dividir em quadrados e servir.






tempo de preparação: 1h
dificuldade: **
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: chocolate



Siga-me aqui:

26 comentários:

  1. Densos, escuros... mesmo como eu gosto, Ana! Que delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parecem mesmo bons! É uma boa escolha para este dia :)

    ResponderEliminar
  3. Que lindos que estão os teus brownies! :)
    Devem ser tão saborosos!
    Levava um!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    que gulodice perfeita :)
    apetece comer cada quadradinho desses :)
    Parabéns pela participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Que delícia com tanto chocolate. Devem ser uma perdição.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Os brownies que tenho visto estão de fato muito gulosos,
    e este assim bem forte no chocolate me apeteceu muito, pois acho que combinaria bem com uma xicara de café,
    Maravilha!

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de brownies, sabor intenso de chocolate e escuros como gosto. Ficaram divinos. Gostei muito. Bela participação. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderEliminar
  8. Densamente apetitosos, devem estar uma delícia!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro os brownies da popina, são os melhores!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Tenho que pesquisar mais da "Popina"... já ouvi, vi, mas ainda não fiz nada dela, nem tenho o livro
    Se tudo for como estes brownies... vou de certeza adquirir mais um livrito para a minha colecção :-)
    Deliciosos!
    Beijiocas
    C

    ResponderEliminar
  11. Olá Telita!
    As tuas imagens deixam-me a salivar. Os teus brownies têm tudo para ser divinos, eu também olhei para eles no livro da Popina e estiveram na minha lista. Mas optei por outros. Adoro essa textura de que falas tipo trufa...huumm. tenho que fazer esta receita em breve. ;)
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Estes brownies vão-me ficar na memória e vou ter que os experimentar :( ai a dieta!
    Beijinho, Paula

    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Ficaram muito tentadores, parabéns pela participação! =)
    Beijinhos,

    Marisa

    ResponderEliminar
  14. O que eu adoro brownies!
    Nunca me farto, e então estes da Popina saõ mesmo bons.
    Acho que foi a primeira receita que fiz do livro quando o comprei, que bons.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Gosto bastante de trufas e tenho a certeza que iria adorar estes brownies.
    Tenho de experimentar. Ficaram com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  16. Mas que bom aspeto têm estes brownies! Adorei a sugestão ;) Parecem ser bem fofos, não? Bj

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Que giro Ana, usamos a mesma receita! :)
    A minha base também foi o Brownie de Trufa da Popina que andava ansiosa por experimentar.
    Gostei muito do resultado, fica lindo com o cacau por cima e delicioso sei que está ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Que rico Ana, me encanta la trufa y el brownie, así que esta receta será mi perdición, me la guardo!!
    Un besote y te invito a conocer mi cocina!!

    ResponderEliminar
  19. Ficaram bem gulosos e bem sedutores. Gostei muito da sugestão. ;)

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  20. Você esqueceu de colocar quantas porções rendem e que tipo de manteiga a pessoa deve utilizar (sem sal? cremosa? extra cremosa?). Também é importante ressaltar que o ponto dos ovos com açucar que você mencionou é um ponto muito delicado que exige muito cuidado ao ser manoseado com outros ingredientes para que a textura nao seja perdida totalmente. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro receber criticas construtivas...
      Eu nunca coloco quantas porções rende. Sobre a manteiga, em Portugal, só há com e sem sal. Relativamente aos ovos mais açúcar, reparou que foi feito na Thermomix Bimby...?

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...