segunda-feira, 11 de novembro de 2013

salada de bulgur com peru

Andava com imensa curiosidade de provar bulgur. Aliás, acho que já tinha provado numa das minhas viagens mas não tenho bem a certeza por ser bastante semelhante ao couscous. Bom, na ementa acho que dizia bulgur mas já foi há uns anos e não posso precisar. Adiante... apeteceu-me fazer um prato com bulgur! Lembrei-me de pesquisar no blog da Susana porque tinha uma vaga ideia de já ter visto uma receita com bulgur e encontrei uma receita que me pareceu deliciosa: salada de frango e rúcula com bulgur. Por não apreciar rúcula, alterei para uma mistura de salada que muito aprecio: chicória, radicchio e canónigos.
Adorei a refeição! As quantidades são para 2 pessoas. Também me pareceu uma sugestão bem simpática para a marmita mas, para tal, as quantidades terão que ser ajustadas.


Ingredientes:
50 g de caju
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta Suldouro q.b.
200 g de bifes de peru
800 g de água
½  cup de bulgur
mistura de alfaces para salada (ou rúcula) q.b.



Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar os cajus no copo seco e picar 3 seg/ vel 7. De seguida, programe 1 min/ 100º/ colher inversa/ vel colher. Reservar.
Colocar o peru na Varoma (em cima de papel vegetal humedecido), temperar com sal e pimenta e deitar, por cima, um fio de azeite. Reservar.
Colocar no copo a água, no cesto o bulgar e, por cima, a Varoma com o peru. Programar 30 min/ Varoma/ vel 1. Mexer o bulgur a meio da cozedura para cozer por igual.
No final do tempo, cortar o peru em pedaços e reservar.
Numa tigela (de servir), colocar o bulgur, os pedaços de peru e o caju.
No prato colocar uma camada de alfaces e, por cima, o preparado.
Sirva morno.



P.S.: Bem sei que estou em falta com muitos dos blogs que sigo, nos quais mal tenho comentado, mas ainda ando a (re)aprender a gerir o meu tempo devido aos novos horários de trabalho. Infelizmente, o tempo que tenho livre não dá para tudo.



tempo de preparação: 40min
dificuldade: **
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: bulgur


Siga-me aqui:

23 comentários:

  1. Gosto muito de bulgur, e fica optimo em saladas, excelente sugestão :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste! Eu gosto muito de bulgur e é um óptimo hidrat de carbono para saladas, ficam deliciosas. :) Bj*

      Eliminar
    2. Adorei, Susana, como todas as tuas receitas que já experimentei!

      Beijitos*

      Eliminar
  2. Não sou apreciadora de couscous mas até poderei gostar de bulgur.
    Tenho de experimentar. Tem muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de couscous e tento sempre variar os acompanhamentos, para não estarmos sempre a comer o mesmo. O que é facto é que acabamos por comer quase sempre coisas diferentes. :)
      Usei este bulgur: http://www.ayur.com.pt/farinhas/292-cypressa-cracked-wheat-fine-grain.html

      Beijitos, Sofia

      Eliminar
  3. A tua salada é a minha cara :-) Gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou delicioso e nem sobrou para contar história. (Ainda bem que tirei a foto antes...)

      Eliminar
  4. Ficou com optimo aspecto, gosto das cores e qualquer dia tenho de experimentar bulgur

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda ficou com melhor sabor, Marisa. Usei o da ayur: http://www.ayur.com.pt/farinhas/292-cypressa-cracked-wheat-fine-grain.html mas presumo que haja em mais sítios à venda.

      Beijitos*

      Eliminar
  5. Já comi e adoro bulgur, mas nunca fiz em casa!

    Ficou com muito bom aspecto esta tua sugestão! :)

    Beijinhos*
    http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com a sensação de que o bulgur triplicou de tamanho após a cozedura. Adorei o sabor!

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Ao olhar, bonita e fresca...ao paladar certamente ainda melhor...um novo sabor a experimentar.
    Inspiração qb. e uma ótima semana

    Abraço
    Nélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nélia, pelo comentário e pela visita!

      Beijitos*

      Eliminar
  7. Adoro saladas com bulgur, é de facto delicioso, bom para a marmita e ótimo para variar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de variar os acompanhamentos para não estarmos sempre a comer o mesmo.

      Beijitos*

      Eliminar
  8. Confesso que nunca salada com bulgur, mas parece-me deliciosa!
    Beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que provar, Lucia. Fica delicioso. Recomendo.

      Beijitos*

      Eliminar
  9. Gosto de saladas assim que se podem levar na marmita! É uma ótima sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Esta salada ficou especialmente deliciosa.

      Eliminar
    2. Obrigada. Esta salada ficou especialmente deliciosa.

      Eliminar
  10. Ainda ontem comprei no celeiro porque é um dos hidratos que mais rapidamente se preparam... por isso, fiquei admirada de o cozeres durante 30 minutos... acho que não é preciso tanto, pelo menos nas instruções do pacote diz cerca de 8 minutos. Mas é muito bom em saladas, sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei o bulgur na Ayur. Segui a receita da Susana sem olhar para o tempo de cozedura inscrita na embalagem mas suspeito que o tempo de cozedura tenha mais a ver com o peru, daí ser "tanto tempo". ;)

      Beijitos*

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...