terça-feira, 26 de novembro de 2013

dourada ao sal

Este é um pratos de uma extrema simplicidade e, contudo, é dos mais saudáveis. As douradas ficam bastante saborosas só com o sal mas podem ser aromatizadas com limão e/ou ervas aromáticas frescas (recheando-as) e secas por baixo da camada de sal que as cobre. É um mundo de possibilidades.
Ficaram deliciosas 'simples' e muito bem acompanhadas com brócolos e batatas cozidas ao vapor.





Ingredientes:
1000 g de água
1000 g de sal gourmet Loja do Sal
2 douradas médias (arranjadas mas com escamas)
batatas q.b.
brócolos q.b.


Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar a água no copo e programar 10 min/ Varoma/ vel 1.
Preparar a Varoma, colocando uma camada de sal, as douradas e cobrir com sal de modo a ficarem tapadas.
Retirar o copo medida, colocar a Varoma e programar 40 min/ Varoma/ vel 2.
Retirar a Varoma, partir o sal e servir a dourada.

Para acompanhar, poderá colocar batatas com casca no cesto após 10 minutos de as douradas estarem a cozer. E ainda adicionar brócolos após 20 minutos da cozedura das douradas.




tempo de preparação: 50min
dificuldade: *
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: dourada


Siga-me aqui:

14 comentários:

  1. Ando bastante curiosa em relação a este prato.. qualquer dia não escapa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, Susana. Vais adorar. É tão simples, tão saudável e tão bom. Vale mesmo a pena.

      Beijitos*

      Eliminar
  2. Nunca fiz mas confesso que fico sempre curiosa quando vejo receitas.
    As tuas ficaram excelentes
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu andava curiosa. Levei quase um ano a decidir-me a fazer... Ajudou o facto de, no caminho para caso do trabalho, passar num local onde há sempre peixe fresco. ;)

      Bjs*

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Eu nunca tinha provado e adorei a experiência!

      Beijitos*

      Eliminar
  4. Gosto imenso e nunca fiz em casa!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  5. Só como no restaurante nunca fiz em casa, mas adoro, ficou bem tentadora esta sugestão e não parece ser dificil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa nada fazer em casa. É bem mais simples do que aparenta.

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Esta é uma receita que tenho alguma curiosidade em experimentar, mas nunca arrisquei! Será que o peixe não fica demasiado salgado?? Acho meio estranho, pois leva tanto sal... :P
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O peixe não fica absolutamente nada salgado! Sou bastante sensível ao sal em excesso na comida. Habituei-me a usar com muita moderação e habituei-me a usar sal de boa qualidade.
      Experimenta porque vale a pena. Pessoalmente, adorei a experiência e hei-de repetir com outros peixes.

      Beijitos*

      Eliminar
  7. Não tenho Bimby e acho que não preciso.Gosto de dourada mas grelhada.E a tua versão é muito tentadora.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Violeta, também eu! Adoro uma boa dourada grelhada mas num apartamento (sem quintal) é complicado aventurar-me em grelhados desses.
      Esta versão pode ser feita no forno bastando, para isso, juntar umas claras de ovo no sal para formar crosta.

      Beijitos*

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...