sábado, 16 de novembro de 2013

buttermilk scones ou scones de leitelho

Já repararam no frio que está? Eu já andava a comentar que estava farta do calor fora de época mas não era preciso as temperaturas descerem tanto. Estamos sempre a queixar-nos do tempo, ora porque está calor, ora porque está frio. Mas... está frio! Por estar frio, apetece receitas de forno e a mim apetece-me scones.
Apesar de não ter aqui muitas receitas, sou fã de scones! Foi das primerias coisas que experimentar fazer na Bimby, há um ano atrás, quando chegou "cá" a casa. (Não foi exactamente nesta casa porque, entretanto, já mudei de casa duas vezes.)
A tradução de buttermilk para português é leitelho mas como acho a palavra feia, resolvi-me a deixar o nome em inglês. A receita que segui é esta mas só fiz metade. O método de preparação do buttermilk é algo assustadora porque se talha o leite para que esta adquirir a consistência certa. Mas após experimentar em várias receitas, fiquei rendida.




Ingredientes:
150 g de leite Terra Nostra
1 c. sopa de sumo de limão ou vinagre
220 g de farinha com fermento
1 c. sopa de açúcar branco
1 pitada de sal
30 g de manteiga Terra Nostra




Preparação Thermomix-Bimby:
Começar por preparar o buttermilk: adicionar uma colher de sopa de sumo de limão aos 150 g de leite e deixar repousar meia hora.
Pré-aquecer o forno a 180º C e colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro de forno.
Colocar no copo a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga no copo e misturar durante 5 seg/ vel 6.
Adicionar o buttermilk e misturar 15 seg/ vel 3.
Deitar colheradas de massa no tabuleiro de forno e levar ao forno durante cerca de 15 minutos até ficarem dourados. (Ou colocar a massa numa superfície enfarinhada, fazer um rolo, cortar pedaços com cerca de 3cm e levar ao forno a cozer.)
Servir com doce ou compotas a gosto.



tempo de preparação: 20min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: leite





Siga-me aqui:

14 comentários:

  1. Também adoro scones! E com este tempo tão frio sabem tão bem, se for acompanhado com chá melhor ainda! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siimm, um chá bem quente para ver se aqueço!

      Beijitos*

      Eliminar
  2. Adoro scones! Com o frio que chegou parece uma excelente sugestão! Ficaram com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus scones, coitados, ficam sempre com este ar achatado. Ficam deliciosos mas achatados.

      Beijitos*

      Eliminar
  3. Telita,adoro scones e com leitelho devem ter ficado com uma textura maravilhosa.Os teus ficaram lindos mas não devias deixa-los mais um bocadinho no forno?parecem muito brancos,heheh.Não leva mal ;)
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não levo a mal, querida Violeta. As críticas construtivas são sempre apreciadas por aqui! :)
      O meu forno é a gás e tem personalidade própria que eu já aprendi a respeitar. É forno simples e nem sequer tem as temperaturas que indico nas receitas. Portanto, tenho que fazer tudo a olho. Por exemplo, quando indico forno a 180º coloco no mínimo e forno a 220º coloco no máximo. (Também tenho o forno eléctrico mas ainda não está pronto a usar nesta casa que ainda é nova, para nós.) Se os deixasse mais uns minutos no forno, eles iriam ficar queimados por baixo. Assim, ao ficarem pálidos, ficaram só bronzeados por baixo... e comestíveis. Já deitei fora tantas coisas por causa das particularidades deste forno...

      Beijitos*

      Eliminar
    2. eu também tenho um forno assim,não te preocupes ;).bjns

      Eliminar
    3. Devem ser primos! ;) Mas, às tantas, prefiro um forno assim, tradicional do que um forno em que se programa tudo. Este nem luz por dentro tem.

      Beijitos*

      Eliminar
  4. Olá querida, também não gosto do nome leitelho. Prefiro buttermilk e os teus scones estão lindos!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Adoro scones e os teus devem ser uma delicia
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana,
    Adoro scones, então tive que vir espreitar a receita :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...