domingo, 12 de janeiro de 2014

iogurtes com lemon curd

Os meus primeiros iogurtes de 2014 são iogurtes de lemon curd, iogurtes esses que andava para fazer há imenso tempo mas o tempo foi passando e estes foram ficando para fazer depois. Como, para esta receita, implica fazer duas receitas seguidas e porque faço sempre iogurtes à noite, fui deixando para fazer mais tarde. E decidi-me que estava na altura! Se decidirem, como eu fiz, em fazer o lemon curd e, imediatamente a seguir os iogurtes, nem é preciso lavar o copo da Bimby. Mas é necessário ter frascos esterilizados preparados para o lemon curd, tal como os boiões dos iogurtes.
A receita vem no maravilhoso livro "Velocidade Colher" da Susana Gomes do blog No Soup For You. Acabei por alterar ligeiramente as quantidades porque usei 1 litro inteiro de leite do dia para 8 boiões de iogurte (com capacidade de cerca de 200 ml cada um).




~ iogurtes com lemon curd ~

Ingredientes:
200 g de lemon curd
80 g de açúcar (amarelo)
1000 g de leite (preferencialmente, fresco)
50 de leite em pó
1 iogurte natural (125ml)


Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar no copo 500 g de leite com 100 g de lemon curd e bater 20 seg/ vel 9.
Adicionar os restantes ingredientes (excepto o resto do lemon curd) e programar 5 min/ 50º C/ vel 3.
Colocar ½ c. sopa de lemon curd em cada um dos frascos de iogurte e cubrir com o preparado de iogurte.
Colocar na iogurteira durante 8-10h OU envolver numa manta polar e deixar fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno pré-aquecido mas desligado, por exemplo).
Após esse tempo, deixar arrefecer e colocar os iogurtes no frigorífico.




tempo de preparação: 8h30
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: leite


Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby de Susana Gomes

23 comentários:

  1. Ficaram mesmo apetitosos os teus iogurtes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão no frio agora mas provei antes e estão deliciosos! =)

      Eliminar
  2. Estes iogurtes também estão na minha lista à imenso tempo, mas das vezes que tenho feito lemon curd tenho-o usado todo em bolos :)
    A quantidade que fizeste de lemon curd foi usada toda para estes iogurtes ou acabou por sobrar?
    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lemon curd é tão guloso.
      Eu dobrei a receita (anterior) de lemon curd mas nem era necessário. Enchi 2 boiões de 200ml e ainda um terceiro de 300 ml. Uma receita de lemon curd teria sido suficiente. :)

      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. O lemon curd também está na "minha lista de espera"...
    Os iogurtes ficaram lindos! Mas, o lemon curd ficou bom?!? Vale a pena?!?
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandrine, o lemon curd fica divinal. Vale MESMO a pena experimentar! Ainda por cima, pode-se fazer curd de outros frutos. (Experimentei de laranja e, apesar de não ter corrido tão bem, ficou igualmente delicioso!)
      Se não gostares, só desperdiças 2 ovos e 2 limões e podes mandar cá para casa que nós gostamos. ;)
      Cheguei a oferecer como prenda de Natal o ano passado e adoraram!

      Beijitos*

      Eliminar
  4. Eu adoro fazer lemon curd para rechear bolos e as vezes vai mesmo à colherada :)
    Com esses iogurtes deve ter ficado delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lemon curd tem esse efeito: uma pessoa prova e vai provando à colherada mesmo! É maravilhoso. Nunca pensei que fosse gostar tanto quando fiz a primeira vez!

      Nos iogurtes ficou absolutamente fantástico.

      Beijitos*

      Eliminar
  5. Que delicia! É algo que também quero experimentar fazer não sei muito bem quando...eh eh!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás como eu: levei que tempos para fazer a receita e depois fiz tudo de uma vez. Agora tenho imenso lemon curd. Oh - que chatice... NOT! ;)

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Já fiz e adorei! E o Lemon Curd da Susana é o melhor que provei até hoje. Sigo sempre a receita dela e faço imensas vezes. Quando sobra, coloco num frasco e guardo no frigorifico. ;)
    Acho que fizeste uma excelente escolha para os teus primeiros iogurtes de 2014.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só não segui a receita da Susana para o lemon curd. Usei a que já tinha experimentado e com a qual tudo sempre correu bem. :)
      Mas, sabes, dupliquei a receita e tenho imenso lemon curd ainda no frio à espera de ser usado. :)

      Uma excelente semana. Beijitos*

      Eliminar
  7. Hoje era dia de fazer iogurtes... Mas acabei por não os fazer e ainda bem, porque vou experimentar a tua receita ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz-me como correu, Mónica! Quero saber tudo. :)

      Beijitos*

      Eliminar
  8. Olá Telita,
    Com esta combinação de ingredientes, só podem ser divinos estes iogurtes.
    Adoro lemon curd e a apresentação dos teus iogurtes está 5*****!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Lia.
      Os iogurtes ficaram soberbos. Recomendo!

      Beijitos*
      xi - <3

      Eliminar
  9. Só fiz iogurtes (na iogurteira) duas vezes; Uma delas foi de soja e não correu muito bem, a outra fiz naturais e ficaram bastante bons, mas dá algum trabalho, é verdade :) e depois eu quero sempre ver como está e não dá :P

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...