domingo, 26 de janeiro de 2014

iogurtes de côco com biscoito de côco

Os iogurtes de côco sempre me deixaram intrigada. Por um lado, toda a gente diz maravilhas deles e, por outro lado, a minha resistência à textura do côco ralado (que tanto me desagrada) sempre me impediu de os fazer. Pus de lado a minha resistência e aventurei-me. Fiquei rendida ao cheiro maravilhoso assim que abri a embalagem de côco ralado e ainda mais deliciada fiquei com o aroma ao verter o preparado para os boiões.
Resolvi adicionar uma bolachinha em cada iogurte para lhes dar um sabor que lembrasse tarte.
Desta vez, rendeu-me para 10 boiões de iogurte. Bom, na realidade 9 boiões porque houve dois que ficaram acima de meio. (Achei que estavam cheios por causa da espuma de leite no preparado.) Como a minha iogurteira só tem 7 boiões, deixei os restantes envolvidos numa manta polar dentro de uma marmita térmica colocada no forno.


Alimento

No banquete das musas, meu talher
foi parco, minha fome foi estrita
Era a ração de um pássaro, colher
quase vazia... Entanto, outra, infinita
mesa surgia, branca, e nela tudo
sorrindo se propunha ao paladar.
Ceia de solidão e vento... Mundo,
eu me fartava, fazendeiro do ar.


Carlos Drummond de Andrade
in "Nova Reunião - 23 livros de poesia 3"; Viola de Bolso,
Edições BestBolso, 2010, Rio de Janeiro.





~ iogurtes de côco com biscoito de côco ~ 

Ingredientes:
100 g de côco ralado
1000 g de leite (preferencialmente, fresco)
100 g de açúcar (amarelo)
1 iogurte natural (125 ml)
3 c. de sopa de leite em pó
10 biscoitos Kandy Côco Du Bois de la Roche (uma por cada boião de iogurte)



Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar o côco ralado no copo e pulverizar 15 seg/vel 9.
Adicione 500 g de leite e bata 2 min/ vel 9.

Junte o leite restante, o açúcar, o iogurte e o leite em pó e programe 4 min/ 50°C/ vel 4.
Colocar na iogurteira durante 8-10h OU envolver numa manta polar e deixar fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno pré-aquecido mas desligado, por exemplo).
Após esse tempo, deixar arrefecer e colocar um biscoito partido grosseiramente por cima de cada iogurte e guardar no frigorífico.


P.S.: Durante a fermentação, o coco ralado acumula-se à superfície formando uma capinha. Se preferir uma textura mais homogénea, coe o leite depois do passo 2. (Ou seja, após misturar metade do leite com o côco ralado.) Poderá utilizar este côco ralado em bolachas ou biscoitos.
Ou, em alternativa, poderá misturar o iogurte com uma colher antes de levar ao frigorífico para envolver bem o côco ralado no iogurte.


tempo de preparação: 8h30
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: leite


Siga-me aqui:

13 comentários:

  1. Tenho andado tentada a fazer iogurtes de coco, mas agora que vi os teus fiquei rendida. Vou levar a receita comigo e vou fazer hoje para o nosso pequeno almoço de amanhã :) Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andei a adiar estes iogurtes desde que a Bimby chegou cá a casa (há mais de um ano). É uma das receitas dos livro base. Claro que não é preciso Bimby para os fazer.
      Bom Domingo, Sofia.
      Beijitos*

      Eliminar
  2. Me encanta el yogur casero! Y los que has hecho de coco con las galletitas, tienen que estar deliciosos!. Tomo nota de tu receta, que tengas un buen domingo y besitos.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram super apetitosos, eu adoro côco!
    Tanto o aroma como o sabor, tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro o sabor do côco mas a textura crunchy do côco ralado nunca me apelou muito. Mas o palato muda com os anos, felizmente.

      Eliminar
  4. Olá Ana!
    Ficaram lindos e devem ser deliciosos. Eu tentei fazer uma vez, mas correu mal, não gostei da consistência. Formou um género de camada, em que o côco ficou quase todo por cima, claro que depois aquilo mistura-se e disfarça a coisa.
    Mas depois de ver estes, fiquei tentado a voltar a experimentar. ;)
    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adicionei notas, precisamente, por causa da capinha. ;)
      Espero que, assim, facilite a vida a quem experimentar a receita.
      Bom fim-de-semana, Célio.
      Beijitos*

      Eliminar
  5. Nunca fiz,
    Os teus ficaram com bom aspecto e com sabor a coco eu ia adorar.
    Gostei da ideia da bolacha
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia da bolacha foi o toque inovador nesta receita "tradicional". :)

      Beijitos*

      Eliminar
  6. Que delícia! Eu também não sou grande apreciadora de coco, mas conheço imensa gente que gosta por isso até tenho feito algumas coisas de coco :)
    Não costumo gostar de iogurtes de coco de supermercado porque tem um sabor mesmo artificial, não gosto mesmo nada... Mas esses parecem deliciosos! Tenho a minha iogurteira a ganhar pó, tenho de experimentar fazer :P Só comi iogurtes caseiros uma vez, fui eu que fiz, mas não pus nenhum sabor. Estavam bastante bons, ainda assim, mas tenho de experimentar esses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto do sabor do côco mas a textura do côco ralado desagrada-me. Sou a pior food blogger de sempre. Sou tão esquisitinha, principalmente com texturas de alimentos. (E depois há uma lista de alimentos que não gosto mesmo.)

      Por exemplo, adorei o flognard de abacaxi feito com leite de côco. (Receita do livro Velocidade Colher e que publiquei aqui.)



      Voltando aos iogurtes, começa por fazer iogurtes naturais açucarados para te habituares à iogurteira ou então, simplesmente, com um pudim, tipo Boca Doce. (Receita aqui.)



      [Se quiseres, envia-me um mail e envio-te receitas simples para começares a iogurtar!]



      Beijitos*

      Eliminar
  7. sou uma fã dos iogurtes caseiros e a bimby deu-me esse empurrão.

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...