sábado, 18 de janeiro de 2014

crocantes de arroz e chocolate

Fim-de-semana e dois dias de descanso! Esta semana foi mais uma semana intensa de trabalho e chego ao fim (da semana) a pensar que me tornei praticamente uma blogger de fim-de-semana. Tivessem os dias mais de 24h e, entre as 8h de trabalho mais as quase 2h de transportes diariamente, teria certamente mais tempo para me dedicar ao blog. Por outro lado, comecei a ter rotinas com horários que sempre quis ou que há já alguns anos queria, ou melhor, precisava. Sinto-me tão contente por ter um horário normal de trabalho com folgas aos fins-de-semana e dispensas aos feriados! Quem já trabalhou por turnos e em horários rotativos sabe, realmente, o que custa e o que se perde ao longo dos anos com horários menos convencionais. Há alturas mais complicadas que outras e o principal afectado é o descanso em si, assim como a vida familiar.

Mas, vamos ao que me trouxe aqui hoje. Esta receita consta do livro 7 dias com a Bimby, um dos mais recentes da minha biblioteca de culinária. Apesar de ser uma receita oficial, portanto, testada, deparei-me com uma pequena, grande, dificuldade ao executar a mesma. A quantidade de chocolate parece-me pouca para tanto arroz tufado. Por isso, recomendo vivamente só fazerem com metade do arroz tufado (ou cereais de arroz tufado). Ainda assim, deixo a receita original e notas.


Com esta sugestão, participo na 10ª edição d' A Escolha do Ingrediente em que o o ingrediente escolhido é o chocolate e o blog anfitrião é A Alfacinha. Também com esta receita participo no desafio da Mª João para comemorar o 1º aniversário do Ponto de Rebuçado. O blog fantástico da Mª João faz 1 ano e o desafio consiste em levarmos para festa uma receita com chocolate, o ingrediente preferido da Mª João!






~ crocantes de arroz e chocolate ~ 

Ingredientes:
100 g de arroz tufado (recomendo usar só 50 g)
200 g de chocolate para culinária (chocolate de leite ou chocolate com 70% de cacau)
60 g de manteiga



Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar um recipiente sobre a tampa da Bimby, pesar os cereais e resevar.
Colocar no copo o chocolate partido em pedaços e triturar 5 seg/ vel 9. Baixar, com a ajuda da espátula, o que ficou nas paredes do copo).
Adicionar a manteiga e derreter 6 min/ 50º / vel 2.
Retirar e juntar ao arroz tufado, envolvendo delicadamente com a espátula.
Com a ajuda de uma colher de sopa e/ou de gelado fazer pequenos montes sobre uma folha de papel vegetal.
Deixar solidificar cerca de 20 minutos no figorifico e servir em formas de papel.



tempo de preparação: 35min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: chocolate


Siga-me aqui:

11 comentários:

  1. Adorei, Ana! Gosto tanto de arroz tufado com chocolate... quando andava na faculdade a uma loja antiga na Baixa que vendia arroz tufado com chocolate ao kilo, era a desgraça! :D
    Ficaram lindos estes crocantes, obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que gostaste, Mª João! Fico tão contente. :D
      Perto da minha faculdade, felizmente, não havia dessas coisas. Nas Avenidas Novas só há cafés onde passávamos horas... ou na esplanada da Faculdade. ;)

      Beijitos*

      Eliminar
  2. São as forminhas do continente que eu compro :) Mas acho que as minhas são maiores um bocadinho. Às vezes há receitas com coisas estranhas... quando fico desconfiada prefiro adaptá-la.
    Têm um aspeto muito giro, original! Com o crocante do arroz tufado deve ficar delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois são! E nem a propósito mas no livro, as forminhas são iguaizinhas. ;)
      Fui ao Continente VG e só havia estas forminhas para este tamanho. Há umas maiores que acho giríssimas em padrão tigresa. Um dia destes, trago-as.

      Beijitos*

      Eliminar
    2. Que engraçado :) Eu não tenho a certeza mas às vezes parecem-me maiores, também há umas cor-de-rosa que têm maior base e são iguaizinhas. Mas realmente no continente onde vou há imensas formas grandes com leões, balões, flores, bolinhas, corações,... E de tamanho mais pequeno só vejo uma ou duas :P E gosto mais das mais pequenas, até porque as grandes, para o tamanho, são muito baixinhas...

      Eliminar
    3. Eu acho que havia com bolinhas azuis das mais pequenas e também das "normais": Havia outros padrões mas nem me lembro bem de quais. Mas, agora que mencionas, lembro-me de ver balões e corações. Sei que havia mais, além das brancas normalíssimas.
      Só que das mais pequenas de todas só havia mesmo este padrão que adorei!

      Beijitos*

      Eliminar
  3. Eu não trabalho por turnos (felizmente), mas já trabalhei e as minhas colegas continuam a trabalhar... tenho folgas fixas, mas não são ao fim-de-semana, e só lá de vez em quando é que tenho um domingo. Por isso como te compreendo! Mas lá nos adaptamos a esta vida, o pior é mesmo o inicio ;)
    Os teus crocantes de arroz devem ser óptimos para matar o desejo por docinhos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalhei muitos anos por turnos. Já lá vão 15 anos. Agora, desde há uns meses para cá, tive a oportunidade de ter um horário normal com folgas ao fim-de-semana. Depois de tantos anos com horários e folgas rotativas, é um descanso, apesar de sentir falta de ter um dia livre durante a semana, como estava habituada.

      Obrigada, Tânia.

      Beijitos*

      Eliminar
  4. Ana,

    Adorei a tua receita!! Obrigada pela participação!!

    Beijinhos

    http://aalfacinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto fantástico, e que ideia excelente :)
    Aprovadíssimo!!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei dão mesmo vontade de comer!!!
    Vou experimentar com certeza! ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...