sexta-feira, 17 de maio de 2013

sopa cremosa de funcho

Comecei a fazer sopas muito recentemente e, por isso, resolvi comprar o livro de 500 Sopas para me auxiliar com ideias novas. O livro tem tantas receitas deliciosas, várias combinação inovadores que nem sabia por onde começar. Acabei por me decidir com a receita de sopa de funcho com queijo azul que simplifiquei e adaptei para a Thermomix® Bimby. Esta sopa pode ser preparada com queijo de cabra ou ainda substituindo o funcho por aipo. Outra das variantes (no livro) é acompanhar com tostas de pêra.

A receita original refere 3 bolbos de funcho. Tive dificuldades em que coubessem dois no copo da Bimby por serem tão grandes. Portanto, ainda me sobrou um bolbo de funcho e vou ter inventar qualquer coisa para o cozinhar. Ideias?





~ sopa cremosa de funcho ~

Ingredientes:
25 g de manteiga
2 cebolas médias, cortadas em quartos
2-3 funchos (bolbos) com as hastes, cortados em quadrados
1 batata, cortada em quartos
2 caldos de legumes (usei 1 colher de sopa de caldo de legumes caseiro)
1000 g de água
200 g de leite
sal e pimenta q.b.

Preparação Thermomix®:

No copo colocar as cebolas com a manteiga e picar 5 seg/ vel 5. Seguidamente, refogar 5 min/ Varoma/ vel 1.
Adicionar os bolbos de funcho, a batata, a água e o caldo de legumes e cozer 25 min/ Varoma/ vel 1.
Triturar tudo durante 1 min e indo progressivamente até à velocidade 7. (Costumo triturar 30 seg na vel 3 e só depois, progressivamente, até à 7.)
Juntar o leite, temperar com sal e pimenta a gosto e programar 3 min/ 90º/ vel 1.
Distribuir por tijelas, decorar com as hastes do funcho e servir. (Pode ainda decorar com queijo azul por cima do creme.)





Funcho
O funcho, também conhecido por anis-doce, erva-doce, maratro, finóquio, fiuncho ou fiolho, é o nome vernáculo dado à espécie herbácea Foeniculum vulgare Mill. (sinónimo taxonómico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.) uma umbelífera fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal. O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais.

Pelas suas características aromáticas e pelos usos medicinais do anetol, o funcho tem sido utilizado desde a antiguidade, sendo já cultivado no Antigo Egipto.Na Grécia Antiga era designado por μάραθον (marathon), estando na origem do nome Maratona (que afinal, em português seria Funchal), o local da mítica batalha de Maratona travada em 490 a.C. entre gregos e persas. A mitologia grega diz que Prometeu usou um talo de funcho para roubar fogo dos deuses.Existem múltiplas variedades cultivadas, a maior parte das quais seleccionadas pela doçura e baixa concentração de anetol, o que permite o consumo em saladas.Outros cultivares são seleccionados para a obtenção de grandes concentrações de óleos essenciais, sendo utilizados para perfumaria e para a produção de condimentos.Uma variedade de funcho, originária da Macaronésia e designada por F. vulgare azoricum (Mill.) Thell., caracterizada por caules mais suculentos e doces e menor concentração de óleos essenciais, o que os torna facilmente comestível em fresco, é hoje comercializada com a designação varietal de Florence. Esta forma da planta é espontânea nos Açores e na Madeira. A sua abundância está na origem do nome da cidade do Funchal, a actual capital madeirense.



tempo de preparação: 30min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: funcho


Siga-me aqui:

2 comentários:

  1. O funcho é óptimo mesmo cru! Cá por casa usamos na salada coitadinho em Juliana fina. Se o achares demasiado picante podes passa-lo um pouco num grelhador de fogão ou frigideira antiaderente. É óptimo so assim :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que excelente ideia! Vou experimentar já hoje.
      Sobrou-me um funcho enorme. Aliás, os que comprei eram enormes, daí a dificuldade em que coubessem todos no copo da Bimby. (Nunca tinha cozinhado com funcho. Já tinha provado e lembrava-me que tinha adorado o sabor.)

      Obrigada. :)

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...