sábado, 26 de outubro de 2013

#BundtaMonth: Toffee Crisp bundt cake de chocolate

O tema deste mês do BundtaMonth era criar um bundt com o nosso snack preferido. Como o meu é o Toffee Crisp, não resisti a incorporar um dentro de um bundt de chocolate. Por sua vez, o tema deste mês da BundtMania é um bundt de Halloween. Este bundt será o meu treat para o Halloween (e o trick foi entender-me com as regras do BundtaMonth).
A mistura de ingredientes para o bundt em si é invenção minha mas a cobertura trouxe-a do bundt da Mena aquando da apresentação da BundtMania, apesar de ter alterado as quantidades por engano. Contudo, acabou por ficar semelhante ao que eu pretendia: uma cobertura que lembrasse o caramelo que envolve o arroz tufado dentro do Toffee Crisp.
Não esquecer que comer chocolate faz bem!





Ingredientes:
2 Toffee Crisp
1 pitada de sal
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de fermento
35 g de cacau (magro) em pó
350 g de farinha
200 g de açúcar amarelo
50 g de açúcar mascavado claro
50 g de arroz tufado

240 g manteiga à temperatura ambiente
240 g de buttermilk*
3 ovos grandes

125 g de açúcar moreno (usei 130 g)
125 g de leite (usei 170 g)
30 g de manteiga (usei 125 g)




Preparação Thermomix-Bimby:
*Previamente preparar o buttermilk: adicionar uma colher de sopa de sumo de limão ao leite e deixar repousar meia hora.
Pré-aquecer o forno a 180º C e untar a forma com manteiga.
Triturar grosseiramente o Toffee Crisp 5 seg/ vel 5 e reservar.
Colocar todos os ingredientes secos (excepto o arroz tufado) no copo e programar 1 min/ vel 3-5-7-9. Retirar e reservar numa tigela grande. Adicionar o arroz tufado e o Toffee Crisp triturado, na tigela, e envolver com a espátula.
Colocar todos os ingredientes húmidos e misturar 30 seg/ vel 3.
Programar vel 3, sem colocar tempo, e ir deitando pelo bocal da tampa colheres de sopa dos ingredientes secos misturados até terminar. Confirmar se ficou bem misturado, se não misturar com a espátula até todos os ingredientes estarem bem misturados.
Verter a massa para a forma e levar ao forno cerca de 45 min ou até o palito sair limpo.
Deixar arrefecer antes de desenformar.

Para a cobertura, colocar no copo limpo o açúcar moreno, o leite e a manteiga e misturar 15 seg/ vel 5.
Seguidamente, programar: 5 min/ 90º / vel 1.
Retirar o copo da base e deixar arrefecer e, só então, verter por cima do bolo já arrefecido.





tempo de preparação: 2h30
dificuldade: **
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha






Here’s how you can be a part of Bundt-a-Month:
  • Simple rule: Bake us a bundt using your favorite candy
  • Post it before October 31, 2013
  • Use the #BundtaMonth hashtag in your title. (For ex: title could read – #BundtaMonth: Candy Bundt)
  • Add your entry to the Linky tool below
  • Link back to our announcement posts
Even more bundt fun! Follow Bundt-a-Month on Facebook where we feature all our gorgeous bundt cakes. Or head over to our Pinterest board for inspiration and choose from hundreds of Bundt cake recipes.


Dei por mim a comprar um livrinho de bundts, também por "culpa" da Mena, com imensas receitas fantásticas de bundts, receitas de coberturas e ainda dicas sobre ingredientes e formas para bundt.




Siga-me aqui:

24 comentários:

  1. Lindo lindo Ana, também vou um dia destes estrear-me com um bundt

    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Mas que bolo maravilhoso, ficou lindo lindo, tenho de experimentar um dia destes, bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Adoro bundt são muitos bons mesmo ainda ontem fiz um de chocolate.
    O teus ficaram lindos e de chocolate eu ia adorar.
    bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, adoro bundts e agora tenho um livrinho com imensas receitas!

      :*

      Eliminar
  4. Que lindos bundts, nunca fiz e ando tentada em fazer.
    Devem de estar divinais.
    beijocas doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar, Dora! São tão bons e saem sempre lindos.

      :*

      Eliminar
  5. Olha gostei dessa ideia do BundtaMonth!!! Mas eu tenho tantos snacks que gosto, que nao saberia por onde começar!!!
    Já vi que deste uso à forma nova! É tao linda!!!
    Nao te esqueças de publicar o link no Salsa Verde!!!
    E agora pergunto, que culpa tenho eu??? Lolol!!
    Culpa tenho de vos ter iniciado nesta mania e, de agora nao poder provar estas maravilhas!! :)
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã do Toffee Crisp! Sempre adorei. :)
      A forma nova é perfeita. Desenformou tão bem. De facto, as formas da Nordic Ware são outra coisa.
      Tu tens culpa de nos viciares nestas coisas, ora! :P Estivesses tu mais perto e serias a primeira a provar!

      Beijitos :*

      P.S.: Eu coloquei logo o link no Salsa Verde. :)

      Eliminar
  6. Que engraçado, ainda hoje tive um desejo enorme de comer toffe crisp e só parei quando o encontrei!! :)
    Se pudesse provar esse bolo...tinha-me sabido pela vida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, em dia, é difícil de encontrar Toffee Crisp. Ainda tive que andar à procura para conseguir comprar.

      Eliminar
  7. Para além de bonito deve estar delicioso, é perfeito.
    Adorei a primeira forma, posso saber onde comprou é mesmo linda.

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira forma é a Heritage da Nordic Ware. Comprei na Amazon UK: http://www.amazon.co.uk/Nordic-Ware-Heritage-Bundt-Pan/dp/B0021CEREA/
      Mas também há à venda num site espanhol: http://www.tiendareposteriademiguel.com/es/211514/molde-bundt-heritage.htm

      Boa semana, Sandra. :*

      Eliminar
  8. Olá Telita,
    Muito obrigada pelo lindo bundt que nos trazes e que deve ser, sem dúvida nenhuma, super delicioso. Essa cobertura está mesmo apetitosa e imagino o sabor delicioso do toffee crisp.
    Ficaram ambos lindíssimos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Tem um aspecto delicioso, vou experimentar um dia destes :)

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...