sábado, 22 de março de 2014

queques de feta e tomate

Do meu mais recente livro de culinária, popina - iguarias saudáveis, a primeira receita que destaco são estes quequer de feita e tomate. Achei este livro irrestível de uma ponta à outra e fiquei com vontade de experimentar cada uma das receitas. O livro tem um preço muito simpático e as receitas são divinais.
Estes queques são rápidos de confeccionar e perfeitas para um piquenique primaveril.



~ queques de feta e tomate ~ 

* receita do livro popina - iguarias saudáveis

Ingredientes:
300 g de farinha
2 c. chá de fermento
2 ovos (grandes)
100 ml de azeite virgem extra
200 ml de leite
¼ c. chá de tempero para carnes grelhadas Loja do Sal
1 c. chá de flor de sal Loja do Sal
¼ pimenta preta moída Suldouro
1 mão cheia de salsa fresca ou coentros (não usei)
100 g de queijo feta, em migalhas
250 g de tomate cereja, em metades



Preparação Tradicional:
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Cortar o tomate cereja em metades. Reservar.
Colocar todos os ingredientes, excepto o tomate feta, numa tigela e misturar até ficar homogéneo.
Envolver o queijo feta.
Encher cada forma de queque com massa até meio.
Colocar duas metades de tomate e encher a forma.
Decorar cada forma com o tomate restante.
Cozinhar em forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos sem abrir a porta do forno durante a cozedura.
Quando estiverem prontos deverão estar bem crescidos e flexíveis ao toque.
Guardar num recipiente hermético durante 2-3 dias.



Preparação Thermomix-Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Cortar o tomate cereja em metades. Reservar.
Colocar todos os ingredientes no copo, excepto o tomate feta, e misturar 30 seg/ vel 3.
Juntar o queijo feta e misturar 15 seg/ vel 5.
Encher cada forma de queque com massa até meio.
Colocar duas metades de tomate e encher a forma.
Decorar cada forma com o tomate restante.
Cozinhar em forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos sem abrir a porta do forno durante a cozedura.
Quando estiverem prontos deverão estar bem crescidos e flexíveis ao toque.
Guardar num recipiente hermético durante 2-3 dias.





tempo de preparação: 30min
dificuldade: *
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha


Siga-me aqui:

18 comentários:

  1. Ficaram lindos...adorei o apontamento que lhes deste com o tomate!!!!
    Excelente.
    BFDS
    BJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tomate consta da receita. Desta vez, segui a receita (quase) à risca.

      Obrigada, Nel.

      Eliminar
  2. O livro da Isidora é de facto muito bom, apetece fazer todas as receitas, mas mesmo todas, sem exceção. É dos meus preferidos na minha estante. ;) E exemplo disso são estes deliciosos queques que tão bem soubeste reproduzir. São lindos e devem ser deliciosos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é TÃO BOM! Apetece mesmo experimentar tudo. Foi uma excelente aquisição.

      Beijitos*

      Eliminar
  3. Que lindos queques Ana, adorei!
    As vossas experiencias retiradas do livro da Popina andam a deixar-me com demasiada água na boca... tenho de tratar disso! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rende-te! O livro nem é muito caro. Ou seja, é menos de 20€. ;)
      As receitas são simples, estão bem explicadas e as fotos são maravilhosas.
      [Já agora, se te renderes, usa o meu link para comprares na wook. ;) ]

      Beijitos*

      Eliminar
  4. Olá Ana,
    Também tenho esse livro, e adoro-o! A primeira receita que experimentei foi de uns biscoitos de figo com chocolate branco. E eu que não gosto de chocolate branco, adorei aqueles biscoitos!
    Os teus queques ficaram lindos, devem ser óptimos para colocar na lancheira!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro é maravilhoso. Adorei todas as receitas!
      Estou curiosa com as massas para as quiches. Será que é desta que me vou entender com a massa de pizza?

      Beijitos*

      Eliminar
  5. Que bonitos! Os tomatinhos ficam muito engraçados :)
    Estão mesmo altinhos, que bom, adoro muffins assim :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cresceram imenso e nem abri o forno como manda a receita. :D
      A textura é maravilhosa. Recomendo.

      Eliminar
  6. Só de olhar apetece comer...
    Estão lindos!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficaram tão saborosos quanto aparentam! A massa é fantástica.

      Obrigada,
      Beijitos*

      Eliminar
  7. Que lindos, Ana! Tenho visto várias receitas desse livro que tenho gostado... está na minha lista para comprar brevemente!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comprares, usa os meus links (de afiliada) ;) [Basta clicar no meu link e vais logo para o link já com o meu código de afiliada.]
      Beijitos*

      Eliminar
  8. Ficaram lindos, para um lanche é maravilhoso:)

    Sabe sempre tão bem, estes queques ficaram lindos.

    proveito para te convidar no meu passatempo da Receita Saudável que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    Beijinho

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...