domingo, 23 de março de 2014

extracto de baunilha caseiro

Um dos ingredientes indispensáveis na cozinha é extracto ou essência de baunilha. A diferença entre os dois, além do preço, é a forma como cada um é confeccionado. O extracto de baunilha é feito a partir das vagens de baunilha enquanto a essência é confeccionada quimicamente a partir de produtos sintéticos. A essência chega a custar um terço do preço do extracto e encontra-se com alguma facilidade em supermercados. O extracto é mais difícil de encontrar e bastante mais dispendioso. Há ainda vários tipos de baunilha:

São quatro as variedades de Vanilla utilizados para cultivo, listados segundo as correspondente designações do produto comercial:
  • Baunilha Bourbon ou baunilha Bourbon-Madagascar, produzida a partir de plantas de V. planifolia levadas das Américas, é o termo usado para a baunilha das ilhas do Oceano Índico, como MadagáscarComores, e Reunião, antigamente chamada Île Bourbon.
  • Baunilha mexicana, produzida a partir de V. planifolia nativa, é produzida em muito menor quantidade e comercializada como a baunilha original.
  • Baunilha de Taiti é produzida na Polinésia Francesa, a partir de V. tahitiensis. Análises genéticas mostram que esta espécie é provavelmente um cultivar híbrido resultante do cruzamento entre V. planifolia e V. odorata. Esta espécie terá sido introduzida na Polinésia Francesa por François Alphonse Hamelin a partir das Filipinas, onde havia sido introduzida desde a Guatemalaatravés da rota do Galeão de Manila.16
  • Baunilha da Índias Ocidentais é feita a partir de V. pompona cultivada no Caribe , América Central e do Sul.17

A Alexandra do Bimbexpress partilhou a sua receita de essência de baunilha caseira mas acabei por seguir uma outra que encontrei no Pinterest. Mais recentemente, a Dulce da Cozinha da Duxa também apresentou a sua receita de aroma ou essência de baunilha caseira.
Para extractos de outros aromas, podem ver esta receita.



~ extracto de baunilha caseiro ~ 

Ingredientes:
vagens de baunilha (1 a 3 por cada cup de vodka, dependendo do tamanho da vagem)
vodka (34-40% de álcool)
garrafa com tampa hermética esterilizada (em água a ferver)


Preparação:
Abrir as vagens de baunilha longitudinalmente. Extrair as sementes e reservar.
Cortar as vagens em pedaços pequenos.
Colocar as sementes e as vagens dentro da garrafa e encher com vodka mas deixando espaço para poder agitar (cerca de 3 cm).
Selar e agitar vigorosamente.
Guardar num local escuro e fresco durante 2 meses, agitando uma vez por semana.

Dia 0

O extracto só poderá ser usado passados os 2 meses de repouso e deverá ser consumido até um ano após a data de fabrico.


Dia 14


tempo de preparação: 2 meses
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: não
ingrediente principal: vodka




Siga-me aqui:

3 comentários:

  1. Tenho de fazer! Deve ficar melhor e é muito mais natural... É chato é ter de esperar, mas se tem de ser tem, até dá mais gosto quando estiver pronto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... comecei em Janeiro. A espera foi aborrecida e tive que colocar lembretes para me recordar de ir abanar os extractos.

      Eliminar
  2. E este... claro... é indispensavel em qualquer cozinha!!!

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...