É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Orivárzea.
A Orivárzea, sediada na Lezíria Ribatejana, comercializa arroz de diversos tipos com qualidades únicas e de origem 100% portuguesa com um rigoroso controle em todas as fases de produção.
Arroz Aromático | Arroz de variedade índica, deve o seu nome ao perfume que exala no momento da cozedura. Muito associado à cozinha indiana e tailandesa e embora o seu aroma seja intenso, o sabor não se traduz o prato, uma vez que o seu bago tem um sabor neutro. Tem cozimento rápido, um bago fino e solto, mas de consistência macia. É ideal como acompanhamento de pratos exóticos condimentados, como o caril.
Arroz Baby Rice | Arroz carolino, isento de qualquer traço químico ou bacteriológico. De consistência macia e sedosa, é capaz de incorporar os mais delicados temperos, indicado para bebés a partir dos 6 meses.
Arroz Carolino da Lezíria Rebatejana | Arroz que beneficia de qualidade IGP, dando garantia ao consumidor deestar a consumir um produto que possui caracteristicas de autenticidade, com sabor e aromas inigualáveis, e que foi sugeito a um rigoroso sistema de controlo independente ao longo de todo o processo produtivo.
Arroz Carolino | Arroz da variedade japónica, mais volumoso e aveludado que incha cria mais goma que as outras variedades. É o tipo de arroz mais genuinamente português e as suas características fazem com que absorva como nenhum outro os aromas, sabores dos temperos e ingredientes com que é cozinhado. É por isso o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais portugueses, odos os pratos de arroz malandrinho e arroz doce.
Arroz Agulha | Arroz de variedade índica, originalmente cultivado nos países do sul e sudeste asiáticos. Possui um grão fino e longo, vítreo e consistente, que coze mais rapidamente mas sem absorver os temperos, ficando solto e seco. O seu sabor neutro faz dele o arroz ideal para ser servido branco, a acompanhar pratos de peixe ou carne.
O arroz é um dos cereais consumidos há mais tempo no mundo, sendo muito difícil determinar com exactidão a época em que se começou a cultivar, mas upostamente terá sido há mais de 12 mil anos em certas regiões da Índia e da China. Hoje, o arroz faz parte integrante da vida diária de milhões de pessoas no mundo inteiro. Reservado quase exclusivamente para a alimentação humana, constitui a metade do regime alimentar de 2 mil milhões de pessoas e entre 25% e 50% da dieta de outras 500 milhões.
É no reinado de D. Dinis, o Lavrador (1279-1325) que surgem as primeiras referências escritas sobre a cultura do arroz, que na época se destinava exclusivamente à mesa da nobreza. Quatro séculos depois, no reinado de D. José, foram dados incentivos á produção deste cereal principalmente nas regiões dos estuários dos principais rios de Portugal.
Existem hoje, cerca de 25 mil hectares cultivados com arroz maioritariamente arroz tipo Carolino, sendo que 70% é da variedade Ariete. Relativamente ao consumo, Portugal é mesmo o maior consumidor de arroz da Europa com cerca de 15 kg per capita/ano.
O meu agradecimento à Orivárzea pelo voto de confiança e pela gentileza e variedade dos produtos enviados.
Estou desejosa de incorporar os produtos em receitas para divulgar a qualidade dos mesmos.
site: http://www.orivarzea.pt/
Facebook: http://www.facebook.com/www.orivarzea.pt
Siga-me aqui:
Gosto muito desse arroz! Parabéns pela parceria! :)
ResponderEliminar