domingo, 23 de fevereiro de 2014

bolo de banana e laranja

Por esta altura, já devem estar fartos de ver citrinos por aqui. Pois, eu ainda não e, ainda por cima, ainda tenho laranja dos Algarves! Adoro citrinos, especialmente em bolos.
Hoje planeava fazer algo com chocolate mas com as constipações que não nos largam, achei melhor um bolo com laranja e banana porque segundo um artigo recente da Sábado recomendam-se citrinos e bananas para as constipações.
A receita vem intacta do blog da Susana Gomes - no soup for you e já andava por aqui guardada à espera de entrar no forno. Quase intacta porque acabei por lhe dar o meu toque pessoal. Nunca é demais recordar que a Susana Gomes tem um livro de receitas que recomendo vivamente: Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby.
E consegui tirar as fotos com a luz fantástica de fim de tarde. Adoro as fotos com esta luz! Estas fotos vão directas para a galeria das tentativas de chiaroscuro(Um dia destes, eu hei-de-me dedicar a isto mais a sério mas, para tal, é preciso tempo para ler tutoriais, espaço para um estúdio e, claro, investimento.)


sábado, 22 de fevereiro de 2014

folhado de carne com amêndoas

No livro base para a Bimby esta receita está listada como carne em massa folhada mas resolvi reinventá-la.
Tinha carne picada e tinha uma embalagem de massa quebrada e resolvi combinar as duas. Comecei por fazer um refogado, o que nem consta da receita, e resolvi adicionar amêndoas.


puré de batata caseiro

Adoro batatas! E sempre fui fã de puré de batata mas feito com batatas a sério e não congelado ou em flocos. Não é que estes últimos sejam maus porque bem temperados ficam bastante saborosos mas puré de batata feito com batata e leite é imbatível. Nos últimos dias andava-me a apetecer puré de batata e nada como satisfazer os apetites.


parceria | Vahiné

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Vahiné.



A Vahiné traz sabor, cor e exotismo às suas sobremesas. Fiel ao seu sentido de apetite e imaginação, oferecemos soluções criativas e práticas. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

caril de grão e espinafres

Desta vez, experimentei uma das receitas vegetarianas da revista Bimby - Momentos de Partilha (Fev'14). Na verdade, já tinha comido uma receita semelhante de caril de legumes em casa de amigos e soube-me sempre maravilhosamente.
Resolvi alterar a receita e aumentar a quantidade de ingredientes, o que não recomendo de todo. Além disso, aumentei os tempos de cozedura, o que também não resultou da melhor maneira. Mas, estava tão saboroso e seguindo a receita original fica, certamente, perfeito.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

bolachas de pistáchio e cardamomo

Esta receita estava guardada à espera do dia para sair dos rascunhos e entrar no forno. A desculpa perfeita foi mais uma edição do desafio Vamos Fazer Bolachas em que o tema é bolachas a levar a uma festa de aniversário.
Guardei esta receita porque a combinação de sabores me pareceu sublime e tinha que a experimentar. Adaptei-a à Bimby e deixei a refrigerar durante a noite conforme sugerido na receita. Como medida usei mesmo measuring cups mas, desta vez, lembrei-me e pesei tudo.


panquecas de banana e côco

Quando posso, ao fim-de-semana (porque durante a semana é impossível), gosto de começar o dia com panquecas. Prefiro um pequeno-almoço mais substancial ou mesmo um brunch com tudo a que tenho direito e assim evito ter que me preocupar com o almoço. E nada como começar o Domingo com panquecas sem glúten e sem lactose!
A receita veio do blog Ananás e Hortelã mas adaptei à Bimby e, tendo em conta as notas adicionais de que a massa fica muito liquida, diminui a quantidade de ovos (porque só compro ovos grandes).


bolinhos de laranja

Desde que começou a época das laranjas que tido esta receita marcada na TeleCulinária Especial Robot de Cozinha - 100 melhores receitas originais. Aliás, a revista tem estado aberta na estante com esta receita há cerca de um mês mas a falta de tempo, o cansaço ou a falta de laranjas em casa tem adiado a sua confecção. Como recentemente trouxe umas laranjas biológicas do Algarve, a receita não podia esperar mais!
Os bolinhos ficam densos mas húmidos. Deveria ter acrescentado mais um pouco de fermento porque a laranja que usei era enorme, quase do tamanho de uma toranja. Ainda juntei vinho do Porto para lhes dar um toque diferente.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

jardineira de carne

Esta receita foi provada há uns dias cá em casa. Tenho andado tão cansada que achei que a simplicidade de uma jardineira seria o ideal, além de que é comida de conforto no seu melhor. Esta semana, com o temporal, optei por ir de carro para o trabalho, o que se revelou um erro. Apanhei acidentes a caminho e demorei ainda mais tempo do que transportes. Por outro lado, nos dias em que andei de transportes, deparei-me com problemas na circulação do metro, o que fez tivesse chegado a casa tardíssimo. Prefiro ir de transportes porque demoro o mesmo tempo que de carro com a vantagem de poupar na gasolina e poder ir a ler nos transportes mas com atrasos nas ligações acaba por ser complicado. O que eu gostava que já tivessem inventado o tele-transporte!
A receita consta no Livro Base da Bimby e pode ser adaptada para a versão XL, cozendo os legumes na Varoma.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

menu | Dia de São Valentim

Pediram-me um menu especial para comemorar um dia que eu não comemoro. Sou daquelas pessoas que considera que este dia é mais um importação de costumes que nos são alheios para celebrar algo que se deve celebrar todos os dias. Tenho exactamente a mesma opinião sobre o Halloween. É a americanização da Europa e custa-me ver costumes bem mais interessantes (nossos) serem postos de parte para se celebrar algo que só apela ao consumo. Por outro lado, também não sofro de identidade nacional e não quero com isto dizer que só devemos somente celebrar aquilo que "é nosso". Até acredito na globalização, na medida em que esta nos poderá enriquecer mostrando-nos coisas novas mas não consigo entender esta importação de rituais consumistas.
Mas... eu tenho um feitio "particular" e bem sei que a maioria das pessoas faz questão de comemorar condignamente o Dia dos Namorados e, até, fazer algo especial para o dia.

Não tenho jeito nenhum para menus. Não me consigo organizar para seguir um menu e fazer as compras necessárias para a confecção do dito cujo, principalmente porque se o fizesse iria mudar de ideias e achar que um menu seria algo muito rigoroso e depois não me iria apetecer nada do que estivesse no menu. Por isso, para este menu tive a preciosa ajuda da Marisa do Sweet My Kitchen que, nestas coisas, é exímia.


Valentine's Day



Saint Valentine's Day, also known as Valentine's Day or the Feast of Saint Valentine,[1] is observed on February 14 each year. It is celebrated in many countries around the world, although it remains a working day in most of them.
St. Valentine's Day began as a liturgical celebration of one or more early Christian saints named Valentinus. Several martyrdom stories were invented for the various Valentines that belonged to February 14, and added to later martyrologies.[2] A popular hagiographical account of Saint Valentine of Rome states that he was imprisoned for performing weddings for soldiers who were forbidden to marry and for ministering to Christians, who were persecuted under the Roman Empire. According to legend, during his imprisonment, he healed the daughter of his jailer, Asterius. An embellishment to this story states that before his execution he wrote her a letter signed "Your Valentine" as a farewell.[3] Today, Saint Valentine's Day is an official feast day in the Anglican Communion,[4] as well as in the Lutheran Church.[5] The Eastern Orthodox Church also celebrates Saint Valentine's Day, albeit on July 6 and July 30, the former date in honor of the Roman presbyter Saint Valentine, and the latter date in honor of Hieromartyr Valentine, the Bishop of Interamna (modern Terni). In Brazil, the Dia de São Valentim is recognized on June 12.
The day was first associated with romantic love in the circle of Geoffrey Chaucer in the High Middle Ages, when the tradition of courtly loveflourished. In 18th-century England, it evolved into an occasion in which lovers expressed their love for each other by presenting flowers, offeringconfectionery, and sending greeting cards (known as "valentines"). Valentine's Day symbols that are used today include the heart-shaped outline, doves, and the figure of the winged Cupid. Since the 19th century, handwritten valentines have given way to mass-produced greeting cards.[6]


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

frittata de espinafres, bacon e cebola frita

Ontem à noite vi, no 24 Kitchen, o Nigel Slater a confeccionar uma deliciosa frittata. Achei-a tão apelativa que tinha que a provar. Como não anotei a receita, fiz mais ou menos a olho. Lembro-me que eram 4 ovos, espinafres e queijo chèvre. Acabei por adicionar o bacon e não resisti à cebola frita.
Tanto a cebola frita como o chèvre têm que ser usados com parcimónia por terem sabores muito intensos. A quantidade de espinafres pode ser reduzida para metade mas, como adoro, usei uma embalagem inteira de espinafres. Reparem que não usei sal devido, precisamente, aos sabores já de si bastante fortes.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

bolo de laranja na caneca

Passei este fim-de-semana a Sul e, claro, trouxe laranjas. Estamos em plena época de laranjas e as do Algarve são as melhores.
Hoje estava-me a apetecer um bolinho caseiro mas não estava com paciência (nem tempo) para ir fazer um bolo e ainda esperar que cozesse no forno. E lembrei-me dos bolinhos de caneca!
Encontrei usei esta receita e num instante tinha bolinho pronto.


domingo, 9 de fevereiro de 2014

desafio de aniversário: as receitas que vieram à festa

Confesso que estive algo reticente em lançar o desafio de aniversário. Achei que ninguém iria participar e que acabaria por ser um desafio à blogoesfera culinária com pouquíssimos participantes. Estava redondamente enganada!
A cada comentário vi o carinho com que o desafio foi recebido e fiquei completamente assoberbada com as maravilhosas receitas que vieram à festa.
O desafio consistia em trazerem uma receita para a mesa da minha festa de aniversário, a 22 de Janeiro. (O 1º aniversário do blog foi a 23 Novembro e nem comemorei.)

Mais uma vez, a todos, OBRIGADA pelo carinho e pelos miminhos!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

entrevista | Receitas sem Fronteiras


Tive o privilégio de ser entrevista pelo site Receitas sem Fronteiras.

Podem ler a minha entrevista na íntegra aqui.





Siga-me aqui:

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

iogurtes de lima-limão com aroma de baunilha

Desta vez, quis fazer uns iogurtes bem simples. Eram para ser bem simples. Estavam para ser simplesmente iogurtes com aroma de baunilha (à semelhança dos iogurtes com aroma de morango). Bom, na realidade, estes iogurtes deveriam ser feitos com uma vagem de baunilha para aromatizar o leite juntamente com a casca de lima e de limão. Inicialmente, eram para ser só de aroma de baunilha mas as limas e os limões estavam tão bonitos que não resisti a aromatizar ainda mais os iogurtes.
O sabor que sobressaiu foi o da baunilha que abafou quase por completo o dos citrinos. Para a próxima, farei iogurtes só de lima-limão ou só de baunilha.
Os iogurtes ficaram bons mas não exactamente como eu pretendia em que a nota final seria a da baunilha conjugada com os sabores frescos da lima e do limão. Por isso, o ideal teria sido mesmo a vagem de baunilha juntamente com as cascas de lima e limão.

eventos | Chocolate em Lisboa




Começou ontem no Campo Pequeno, em Lisboa, uma feira inteiramente dedicada ao chocolate. Como vou passar o fim-de-semana fora, deixo aqui a sugestão para quem puder ir visitar.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

creme de beterraba

Andava com imensa curiosidade com sopa de beterraba e as que vi no desafio do Dia Um... Na Cozinha eram tão lindas que tinha que experimentar.
Ao passar na mercearia, vi umas beterrabas enormes a pedirem para vir comigo para casa e eu não resisti. Entretanto, descobri que a beterraba é um super alimento e, como tenho andado meia adoentada, nada melhor que um super alimento para me ajudar a recuperar de vez da constipação. Além disso, ainda é um alimento extremamente versátil que pode ser usado em sumos ou em saladas.
Para ficar um creme ainda mais apelativo pode ser finalizado com natas. Para mim, estava deliciosa assim, simples.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

resultado . passatempo: giveaway | SAL&VIDA

passatempo acabou à meia noite e foi uma trabalheira encontrar vencedor. O ficheiro (criado automaticamente assim que é preenchido o formulário) contabilizou 90 participações.
Como não fui apagando as participações inválidas ao longo do ficheiro, estive a validar uma a uma as participações clicando no link fornecido. Como o link deveria ser da partilha pública da foto colocada no Facebook, houve várias participações que ficaram inválidas. Nomeadamente, aqueles em que foi colocado o link do perfil de Facebook, aquelas em que foi partilhado o post do blog no Facebook e, ainda, aquelas em que colocaram o link da (minha) foto no Facebook. Houve ainda quem tenha tentado a sorte com múltiplas entradas das quais foi contabilizada somente uma.
Portando, o cabaz foi sorteado entre as 73 participações válidas que podem conferir aqui.


A vencedora foi a Susana Margarida Coelho e será contactada por e-mail para lhe ser enviado o cabaz por correio.



O prémio será enviado pela SAL&VIDA para a morada fornecida.


Siga-me aqui:

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Janeiro de 2014 | Bons dias em Janeiro, enganam o homem em Fevereiro.

Janeiro é sempre um mês frio e escuro, com pouca luz natural para poder tirar boas fotografias. Assim, andei a aproveitar as tardes dos fins-de-semana para poder tirar boas fotografias. Aborrece-me sempre tirar fotos com luz artificial, principalmente porque ainda ando a ver se percebo com iluminar bem a comida.
Só durante o mês de Janeiro publiquei 26 posts no blog. Nestes últimos dias de Janeiro tenho andado a repetir receitas antigas, as quais aproveitei para tirar novas fotografias porque as originais eram muito sofríveis.



♠ barras de cereais com maçã e canela
♠ lemon curd
♠ milho frito
♠ crocantes de arroz e chocolate
♠ bolo de maçã e canela na caneca
♠ waffles caseiros
♠ bolo de lemon curd na caneca


Das estatísticas:
→ 311 publicações, 26 em Janeiro
→ 509 seguidores no blog! ♥

→ 2681 seguidores na página
→ 21243 pageviews no blog (em Janeiro)
→ 13330 visitas ao blog (em Janeiro)


♠ Convidem amigos para a página e, principalmente, para o blog! ♠


♠ Experimentem a nova ferramenta para convidar amigos na página de Facebook.

♠ Adiram ao blog e convidem os vossos amigos do Google+.


Já conhecem o grupo no Facebook Receitas com Robots de Cozinha e a comunidade Google+ Receitas com Robots de Cozinha ? Adiram! Juntem-se e partilhem as vossas receitas elaboradas com um robot de cozinha.






Siga-me aqui:

sábado, 1 de fevereiro de 2014

sopa de espinafres e côco com especiarias

Para a 9ª Edição do Dia Um... Na Cozinha! o tema é sopa só com legumes mas fruta também é permitida, assim como pão, ovos, leguminosas ou cereais. O que a sopa não pode mesmo ter é peixe, marisco ou carne (inclusive enchidos).
Sendo o tema sopas de legumes pareceu-me um desafio bastante simples e, por isso, resolvi preparar uma sopa diferente. Folheei o livro das 500 sopas, onde encontro sempre sugestões maravilhosas. Assim que tropecei nesta receita decidi-me a fazê-la. O que mais me agrada no livro é que a maioria das receitas têm variações, criando novos sabores. (Deixei algumas notas com as variações para esta sopa no final.)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...