Chegado o post nº 100 deste blog, queria apresentar algo especial.
Tenho visto pela blogoesfera culinária imensos bundt cakes e andava cheia de vontade de meter as mãos na massa (salvo seja). Como não posso ver nada, fui à Baixa procurar uma forma que me agradasse. Já tinha visto em várias lojas formas que se adequavam mas eram demasiado baixas e, na minha opinião, mais adequadas para pudins.
A inspiração para a coloração encontrei-a no Pinterest, neste Blue Hawaiian Bundt Cake, mas executei a receita nº 3877 do Livro de Pantagruel.
Como cobertura, fiz um ganache de chocolate branco. A cobertura só deve ser confeccionada na altura de ser colocar por cima do bolo, dado que tende a solidificar. Se pretender uma cobertura menos líquida, basta diminuir a quantidade de natas (o que recomendo).
~ kugelhopf | bundt cake ~
Ingredientes:
500g de farinha
100g de manteiga
100g de açúcar (amarelo)
(sultanas ou passa e amêndoas peladas, de cada 60g)
30g de fermento de padeiro
3 gemas de ovo
1 ovo inteiro
250g de leite
½ c. chá de sal
raspa de meio limão
corante alimentar azul q.b. (opcional)
----
1 pacote de natas de 200ml light (basta 150g)
200g de chocolate branco
1 colher de sopa de margarina
Preparação Thermomix®:
Pré-aquecer o forno a 170º C.
Pulverizar a casca de limão com o açúcar 15 seg/ vel 7.
Adicionar o leite com o fermento e misturar durante 3 min/ 50º C/ vel 3. Reservar.
Colocar no copo a farinha, a manteiga e o ovo inteiro e bater 2 min/ 37º C/ vel 3 deitando as gemas pelo buraco da tampa uma a uma. Juntar o corante e bater 15 seg/ vel 3. Envolver com a espátula, se necessário.
Adicionar o leite reservado e envolver com a espátula. Em seguida, amassar 2 min/ 50º C/ vel espiga.
Deitar a massa na forma previamente untada, até meio, e deixar levedar dentro do forno aquecido até dobrar de volume e a forma estar cheia.
Cozer o bolo em forno previamente aquecido durante cerca de 25 minutos ou até o palito sair limpo.
No copo limpo, colocar o pacote de natas na Bimby e programar 3 min/ 70º C/ vel 3.
Partir o chocolate e colocar dentro da bimby, esperar amolecer até a Bimby arrefecer até aos 37º C. Adicionar a manteiga e programar 2 min/ 37º C/ vel 4.
Preparação tradicional:
Dissolve-se o fermento no leite tépido. Peneira-se a farinha com o sal para um recipiente, junta-se-lhe a manteiga derretida em banho-maria, mexendo sempre, e vão-se deitando o ovo e depois as gemas, uma a uma, sem deixar de bater.
Adicionam-se as amêndoas moídas, as passas enxutas e passadas por farinha, a raspa de limão e o leite onde se desfez o fermento.
Amassa-se muito bem, como se trabalha massa de pão, deita-se numa forma untada, enchendo-a só até meio, cobre-se primeiro com um pano enfarinhado e depois com um cobertor e deixa-se levedar em sítio quente até a forma estar cheia.
Coze-se em forno de temperatura regular em forma própria (com 26cm de diâmetro e 12cm de altura).
Para a ganache, derreter o chocolate com as natas, numa panelinha ou mesmo no micro-ondas.
♠ Gugelhupf
A Gugelhupf or Gugelhopf is a southern German, Austrian, Swiss and Alsatian term for a marble cake or Bundt cake. Supposedly the part "Gugel-" is a variation of the Middle High German word gugel (hood), and the part "-hupf" is a variation of "Hefe" (yeast).
In Hungary the spelling is kuglóf, in Croatia and Serbia the spelling is kuglof, in France kouglof and in Romania it's called guguluf. In theCzech Republic and Slovakia, it is called bábovka, and in Poland babka. In the Republic of Macedonia the cake is known as куглоф(transliterated, kuglof). In Upper Austria it has a different name: "Wacker" or "Wacka". In Slovenia, the standard word is šarkelj. In Western Slovenia, it is also known as kuglof, and in Central and Eastern Slovenia, kugluh.
P.S.: Digam lá se este bolo não combina na perfeição com os meus azulejos novos?
Azulejos de Fachada de Portugal |
Siga-me aqui:
Yum
Olá Ana, o teu bolo ficou lindo e a cor deu-lhe um ar exótico. E combina muito bem com os teus azulejos, sim :) Deve ser uma delicia.
ResponderEliminarEm relação ao facto de a ganache ter ficado um pouco liquida, se calhar deve-se ao facto de teres adicionado manteiga. Eu nunca fiz ganache de chocolate branco, isso também pode influenciar, mas com chocolate negro, 200 ml de natas são imprescindiveis, caso contrário a ganache fica demasiado espessa. Man nunca coloco manteiga.
Beijinhos e bom domingo
Obrigada pela dica, pela visita e pelo comentário. :)
EliminarEsta foi a segunda vez que fiz ganache e segui a receita da primeira alterando o chocolate de culinária pelo branco. Agora que falas nisso, a primeira também ficou muito líquida devido à manteiga, talvez, mas acabou por solidificar. É errando que se aprende e eu já aprendi algo novo. :D
Bom domingo e uma boa semana.
Uau,nunca vi bundt cake azul,mas é muito interessante como a Lina disse:"deu-lhe um ar exótico".Já comia uma fatia e não só por curiosidade.Parece delicioso!
ResponderEliminarbjs,violeta
Está delicioso. Fi-lo para receber uma amiga para lanchar e desapareceu logo um bom bocado rapidamente.
EliminarDeliciei-me por aqui.
ResponderEliminarTudo tem um aspecto delicioso para inovar na cozinha.
Vou ficar por cá e acompanhar as novidades.
Bom domingo
Bjs
Vivi
http//esquecimedeviver.blogspot.pt/
Obrigada pelo simpático comentário e pela visita. :)
EliminarOlá Ana, vim agradecer e retribuir as tuas visitas ao meu cantinho :)
ResponderEliminarTens aqui um bundt cake todo catita!! Suoer original mas de certeza delicioso!! Já me fiz seguidora também :)
beijinhos e bom domingo!
Awww... obrigada. Ficou muito bom, delicioso até e com uma textura fantástica. Quis experimentar a receita do Livro de Pantagruel para não errar e resolvi dar-lhe a côr azul para variar. :)
EliminarFicou diferente...um ar leve e suave...adorei a cor!!!!
ResponderEliminarCreio que até o chocolate negro ficaria lindo nesse bolo....
É uma receita a registar.
Bjs
Sem dúvida que ficava, Nel.
EliminarOptei pela receita tradicional, tirando o corante azul, claro está.
Segundo li, o bundt cake é extramente versátil. Este, para mim, será uma base para criar variações dentro do mesmo tema.
Bom feriado.
Que original, um bolinho todo azul e ficou mesmo giro!
ResponderEliminarFicou diferente, sim, mas não menos delicioso. :)
Eliminar