Li, na Visão, que hoje (02Jun'13) se celebrava o Dia Internacional do Cacau e, para isso, mostram um roteiro lisboeta das casas de chocolate. Pensei logo que já há algum tempo que não se fazia nada com cacau nem chocolate e que esta seria o motivo ideal. Fiquei-me pelo chocolate ao invés do cacau mas a intenção foi boa. No entanto, se mais pistáchios houvesse, não ficava nada mal.
Ingredientes:
150 g pistáchios (usei cerca de 120g - o que rendeu um pacote de 250g após descascar)
200 g chocolate p/ culinária
100 g manteiga à temperatura ambiente
150 g açúcar (amarelo)
2 ovos
70 g farinha
1 c. chá de fermento em pó p/ bolos
(1 pitada de sal)
Preparação Thermomix®:
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Coloque no copo os pistáchios e rale grosseiramente 10 seg/ vel 4. Retire e reserve.
Coloque o chocolate partido no copo, dê uns golpes de Turbo. Programe 15 seg/ vel 7. Retire e reserve (num recipiente diferente).
Coloque a “borboleta”, a manteiga, o açúcar, os ovos e programe 5 min/ 37ºC/ vel 3.
Junte o chocolate reservado, a farinha, o fermento, o sal e misture 6 seg/ vel 3.
Retire a “borboleta”, junte os pistáchios reservadas e misture bem com a ajuda da espátula, até que a mistura esteja toda homogénea.
Unte uma forma rectangular com manteiga, polvilhe com farinha, deite a mistura e leve ao forno cerca de 20 minutos, ou até que o palito saia limpo OU coloque papel vegetal num tabuleiro rectangular e verta a mistura para o tabuleiro e leve ao forno cerca de 20 minutos, ou até que o palito saia limpo.
Desenforme e corte ainda quente em quadrados. (Quando arrefecer polvilhe com açúcar em pó.)
Esta é a receita de brownies do livro base em que aumentei a quantidade de chocolate e agora troquei as nozes por pistáchios.
DIA INTERNACIONAL DO CACAU
O Dia Internacional do Cacau é comemorado anualmente no primeiro domingo de junho.
A data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma conferência interamericana do cacau, que reuniu especialistas de todo o mundo. Tem o objetivo de promover a cultura, atualizar conhecimentos, trocar experiências entre pesquisadores, estreitar o relacionamento entre as instituições e homenagear os agricultores que mais se destacaram nos últimos doze meses.
O mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacau e do chocolate depois que Cristóvão Colombo descobriu a América. Até então, era privilégio dos índios que viviam no Sul do México, América Central e bacia Amazônica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente em meio à floresta. Hoje, quase cinco séculos depois, derivados do cacau são consumidos em muitas formas, em quase todos os países, e fazem parte da vida do homem moderno.
Atualmente, o Brasil é o 6° produtor de cacau do mundo, com uma previsão de 190 mil toneladas, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Nigéria e Camarões. De acordo com ICCO Quarterly Bulletin of Cocoa Statistics, Vol. XXXVII, No. 1, Cocoa year 2010/11.
tempo de preparação: 30min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: chocolate
Siga-me aqui:
Pelos aspecto deve ser tão bom!
ResponderEliminarDevem ser optimas
ResponderEliminarFicou óptimo. Daqui a nada, acaba porque brownies, cá em casa, desaparecem num ápice.
ResponderEliminarFicaram muito bem estas maravilhas não sou grane apreciadora de pistachios mas com amendoim já me encantavam:)
ResponderEliminarGostei bastante.
Eu achava que não gostava de pistáchios, até provar baklava de pistáchios. Infelizmente, é um fruto caro senão usava em muito mais coisas.
EliminarAinda não fiz brownies com amendoim mas será uma das próximas experiências. (Já tinha pensado nisso.)