Sopa ou creme de cenoura é a minha sopa favorita! Não me canso de a repetir. Além disso, é a refeição perfeita para quando uma pessoa está mais cansada ou até mal do estômago. Sendo tão simples de preparar, não é de estranhar que cá por casa se faça tantas vezes. Mas, por ser algo recorrente, há que reinventar o creme de cenoura para não enjoarmos de vez. Desta vez, a renovação da receita foram os croutons de canela que ficam perfeitos! Aliás, se colocarem uma pitada de canela no creme de cenoura (e abóbora), garanto que não se arrependem. Isto, se gostarem de canela, obviamente!
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
creme de cenoura com croutons de canela
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
mistura para cappuccino, aliás, mocha descafeinado
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
beef jerky | carne seca caseira
terça-feira, 28 de outubro de 2014
rolo de carne
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
parceria | Guloso
É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Guloso.
A marca Guloso foi fundada em 1945. É uma marca especializada em produtos de tomate, tendo na sua actual gama produtos como Concentrado de Tomate, Polpa de Tomate, Refogado de Tomate, Tomate Pelado e em Pedaços, Molhos prontos e Ketchup.
Está integrada numa das maiores empresas agro-industriais do país - a Sugalidal, S.A. – uma empresa de capital 100% nacional, que se tornou num dos maiores produtores de tomate a nível europeu.
A Sugalidal possui 2 instalações fabris, na Azambuja e em Benavente, que processam um total de 450 mil toneladas de tomate. A fábrica da Azambuja está vocacionada para a primeira transformação, ou seja, na produção de concentrado de tomate. A fábrica de Benavente, para além da primeira transformação dedica-se também à 2ª transformação, onde são produzidos os produtos Guloso.
Na “casa” Guloso existe um forte compromisso com a qualidade e para que esta possa ser garantida, existem métodos de controlo rigorosos, que acompanham todo um processo evolutivo desde a matéria-prima até ao produto final. Para isso, existem técnicos, que conhecem a fundo a cultura do tomate e trabalham em conjunto com o agricultor, zelando para que se cumpram as regras estabelecidas de qualidade e respeito pelo ambiente.
Porque sabemos que a marca Guloso é consumida por milhares de pessoas, com as quais nos preocupamos, fazemos de tudo para que a qualidade dos nossos produtos corresponda às expectativas mais exigentes do consumidor.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
bolo de baunilha na caneca
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
carne de porco à portuguesa
domingo, 19 de outubro de 2014
dicas | desidratador de alimentos
Os alimentos a desidratador devem ser cortados o mais finamente possível para que o processo seja o mais rápido possível. Aconselha-se o uso de uma mandolina (o que, obviamente, não usei e daí estar cada coisa de seu tamanho).
Infelizmente, não existe muita informação em português sobre este utensílio de cozinha. Mas encontrei imensas dicas e receitas no Pinterest que podem ajudar a tirar o meu partido do meu desidratador de alimentos.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
World Bread Day'14 | artisan bread
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
chutney de maçã
domingo, 12 de outubro de 2014
doce de courgette com baunilha
sábado, 11 de outubro de 2014
iogurtes de gelatina de melancia
Fiz estes iogurtes algures a meio desta semana mas a falta de tempo não me permitiu tirar logo as fotos.
Resolvi-me a fazer novamente iogurtes de gelatina porque a primeira experiência apesar de morosa, teve um excelente resultado final. Para estes iogurtes decidi-me por iogurtes o mais light possível, substituindo o açúcar por frutose já que estava a usar uma gelatina light.
O resultado final é fantástico e os iogurtes saíram tão deliciosos que já só restam uns quantos.
terça-feira, 7 de outubro de 2014
salada de alface, tomate, maçã e pêra com salsichas de churrasco
domingo, 5 de outubro de 2014
bôla de courgette e cenoura com queijo
Já há algum tempo que tinha ideia de fazer uma bôla só com legumes, uma bôla vegetariana, que servisse como acompanhamento ou como entrada e, principalmente, que fosse perfeita para a marmita. Por isso, lembrei-me da combinação de courgette e cenoura que é sempre uma combinação de sucesso e misturando queijo fica perfeito.
sábado, 4 de outubro de 2014
parceria | Oficina da Formiga
É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Oficina da Formiga.
A Oficina da Formiga nasceu em 1992 com a cobertura da eira da nossa casa gandaresa de 1915, em Ílhavo, e a instalação do forno e das bancadas de pintura manual.Fruto da influência de mestres e técnicos, da experimentação artesanal, da experiência na direcção industrial e também como formador no sector cerâmico, demos continuidade à reprodução dos motivos e das cores ainda registadas na nossa memória, mas que há muito desapareceram dos nossos ambientes familiares.Os nossos clientes e amigos voltaram a colocar nas mesas do dia-a-dia, ou em ocasiões de festa, a travessa com o bacalhau, batatas e couves, o prato com as rabanadas, aletria ou arroz doce, a taça com a salada de alface, a tijela com a marmelada, ou utilizando-as simplesmente como peças decorativas.As peças da Oficina da Formiga são reproduções fieis dos formatos e motivos de louça utilitária, fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX provenientes de diversas unidades industriais nacionais que já encerraram, nomeadamente de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia.São objectos utilitários que dão resposta às necessidades quotidianas (louça para alimentos e refeições), mas, na sua utilização, podemos voltar a capturar as memórias maravilhosas das olarias populares.Algumas peças são carregadas de simbolismo – como é o caso do prato da abundância – e são pedaços da história popular que não queremos deixar perder.Os motivos são baseados nos elementos naturais e tradicionais, peixes, aves, flores e folclore, rebuscados em casas particulares, antiquários, feiras de velharias, livros e museus. As formas são, principalmente, os pratos, travessas, jarras e bacias. Os processos de conformação, pintura e vidragem são manuais, com as mesmas técnicas usadas desde o século XIX.
O meu agradecimento à Oficina da Formiga pelos produtos enviados.
site: http://www.oficinadaformiga.com/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficina-da-Formiga/479895802049229
Siga-me aqui:
Yum
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
dicas | momentos wook - pague 2, leve 3
A promoção é válida para encomendas registadas entre as 0h00 e as 23h59 do dia 01-10-2014 (GMT+1) numa seleção de mais de 1 milhão de livros assinalados.