Meti na cabeça que precisava de um desidratador de alimentos. Encontrei na Amazon UK alguns que tinham um preço simpático mas após a conversão das libras para euros + portes, ficavam um balúrdio. Por isso, comecei a pesquisar a ver se encontrava por cá e acabei por encontrar na César Castro um desidratador a um preço razoável. Infelizmente, só traz um manual de instruções que só tem os tempos de desidratação. Portanto, hei-de comprar livros com dicas mais completas sobre o processo.
O processo de desidratar alimentos remove a água destes prevenindo a sua deterioração por microorganismos e permitindo manter as suas propriedades, aumentando o tempo de conservação.
Os alimentos a desidratador devem ser cortados o mais finamente possível para que o processo seja o mais rápido possível. Aconselha-se o uso de uma mandolina (o que, obviamente, não usei e daí estar cada coisa de seu tamanho).
Os alimentos não podem ser sobrepostos nas bandejas para que o processo seja eficaz. Preenchi as bandejas sem sobrepor mas os alimentos acabam por perder volume com a desidratação e daí serem mais simples de armazenar.
Numa das pesquisas, apercebi-me que frutas como maçã, pêra, banana e afins precisam de pré-tratamento que é tão simples como passar por sumo de limão para não oxidarem durante o processo. Os legumes deverão ser branqueados antes de serem desidratados para conservarem a cor e sabor mais intenso.
Infelizmente, não existe muita informação em português sobre este utensílio de cozinha. Mas encontrei imensas dicas e receitas no Pinterest que podem ajudar a tirar o meu partido do meu desidratador de alimentos.
Infelizmente, não existe muita informação em português sobre este utensílio de cozinha. Mas encontrei imensas dicas e receitas no Pinterest que podem ajudar a tirar o meu partido do meu desidratador de alimentos.
Com o entusiasmo com este novo utensílio de cozinha, criei (mais) um grupo no Facebook para que haja mais divulgação sobre este processo.
Siga-me aqui:
Obrigada pelas dicas, gostei de saber.
ResponderEliminarÉ um processo muito interessante mas ainda algo desconhecido.
EliminarÉ uma coisa engraçada! Já comi maçã, morangos e pêssego desidratados, se calhar mais alguns frutos... Mas alguns dos que mostras são bem originais :)
ResponderEliminarAinda não desidratei maçãs nem pêras mas serão as próximas frutas.
EliminarO próximo passo será, se se justificar, adquirir uma máquina para selar fruta/legumes em vácuo.
Olha mas que interessante!
ResponderEliminarAchei que irias achar interessante. ;)
EliminarEu tb tenho um. Comprei faz menos de um ano. Fiquei muito curiosa ao ver que americanos e alemães usavam imenso. Como o meu também só trazia um livro de instruções demasiado simplista comprei alguns livros na amazon sobre o assunto. Agora falta explorar e comprar uns acessórios no eBay para fazer rolos de fruta.
ResponderEliminarTambém estou desejosa de experimentar os rolos de fruta. :)
EliminarAté agora a dificuldade tem sido acertar com a temperatura... Boa sorte com as experiências.
Eliminarolá, sou nova nestas andanças também. estive a procura de livros... podem aconselhar qual o melhor, pf?
EliminarEstou a pensar comprar um desidratador... mas estou ainda indecisa. É uma boa compra? Alguma recomendação ?
ResponderEliminar***Susana
Boas
ResponderEliminarAli na tabela diz que por exemplo, para maça são 4/6 minutos, ou 4/6horas? é que tou a ver coisas a dizer 8/38
ja vi.. horas
ResponderEliminarComprei um desidratador da Ufesa... é bom? Foi o único que encontrei. Tentei desidratar maçãs mas ficaram moles (e estiveram toda a noite a desidratar). Vou tentar encontrar receitas. :(
ResponderEliminarPois... Tive o mesmo problema com as maçãs. Acho que é necessário perseverança. Desidratei por umas 24 horas ou mais e continuavam sem estar crocantes como as dos pacotes carissimos que se vendem. Guardei-as para comer mesmo assim. Uns meses depois estava a desidratar courgettes mas sobrou espaço e resolvi voltar a tentar. Coloquei as sobras das maças pre desidratadas. E não é que desta vez ficaram maravilhosas?
EliminarTambém comprei o meu na César Castro. O problemas está a provar ser lavá-lo... Quando acrescento uma marinada aos vegetais torna-se um pesadelo limpar as prateleiras, especialmente com curcuma...E a distribuição de temperatura é muito pouco uniforme. É um bom desidratador para umas brincadeiras amadoras, mas podia ser bem melhor pelo preço que se paga...
ResponderEliminarAndrea, que marca compraste? Vi que na César Castro existem várias marcas e queria evitar os problemas que tiveste... Tens conhecimento de outras marcas melhores?
EliminarAndrea, estive a ver que na César Castro há vários modelos/marcas. Qual foi a que compraste? Tiveste conhecimento de alguma marca melhor? Queria evitar os problemas de que falas... Obrigada :)
EliminarEu tenho um desidratador igual ao seu e por muito que os alimentos estejam la. nunca ficam crocantes como os de compra :( existe alguma razão? Obrigada
ResponderEliminarOlá! Hoje comprei um desidratador no lidl sou nova nisto beijos
ResponderEliminar