quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casa do Vinho LIDL | Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos



O LIDL tem desde o dia 12 de Setembro, e até ao dia 2 de Outubro, uma feira de vinhos, queijos e enchidos. A selecção de vinhos é soberba e os preços extremamente convidativos. Para acompanhar um bom vinho, não poderá faltar uma boa tábua que enchidos e queijos. E também aí a selecção de enchidos e queijos surpreende.
Podem ver o folheto completo da Casa do Vinho aqui.

Ainda no site do LIDL pode-se ler a História do Vinho, assim como uma contextualização sobre os vinhos portugueses.

A saber:

Há diversas formas de agrupar os Vinhos de Portugal. Uma delas é a de se usarem três grandes categorias, a saber:
  • Os vinhos com influência Atlântica (do Minho ao Sado) mais frutados e ácidos, ótimos para acompanharem peixe e mariscos;
  • Os vinhos do Sul (Alentejo e Algarve) mais aveludados e doces, excelentes aliados das refeições em geral, como grelhados de carne e de peixe, massas e saladas;
  • Os vinhos da Montanha (Douro, Dão, Bairrada e Trás-os-Montes) mais complexos e harmoniosos, em perfeita sintonia com pratos mais elaborados como assados e bacalhau.
De Norte a Sul, da montanha ao oceano e às ilhas, o mundo do vinho nacional revela-se imenso. Distinguem-se 14 regiões vitivinícolas: Vinho Verde, Trás-os-Montes, Douro e Porto, Távora-Varosa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. O prazer, assim como a vinha, cultiva-se. Cada região brinda-nos com a sua surpreendente tipicidade que torna os seus vinhos magníficos e singulares, extraindo todo o potencial de cada bago. Virtudes que cada vez mais os apreciadores aplaudem.

A vinha domina a paisagem lusitana, apresentando-se como uma autêntica “mina” de castas autóctones, repositório de um passado recente da Europa. De entre uma imensa variedade que nos surge a cada passo nas várias regiões, destacamos:
  • Castas brancas: Alvarinho, Arinto, Bical, Encruzado, Fernão Pires, Loureiro, Moscatel;
  • Castas tintas: Touriga Nacional, Castelão, Aragonês, Baga, Jaen, Moreto, Touriga Franca, Trincadeira.


Tive o privilégio de receber em casa um cabaz para degustação com um dos meus tintos de eleição (Cabriz Reserva, do Dão), um branco da minha região preferida de brancos (Palmela D.O.C.), um queijo de cabra e um paio de porco preto:





Assim que os provar condignamente, opinarei sobre os mesmos. 




O meu agradecimento ao LIDL pela interesse demonstrado e pelos produtos enviados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...