sábado, 31 de maio de 2014

arroz de cenoura, courgette e espinafres

Adoro arroz e adoro reinventar receitas de arroz. Desta vez, resolvi aproveitar legumes para fazer um arroz bastante rico e bem saudável. Por mim, acompanhava quase tudo com arroz mas para não enjoar tenho que inovar e ir modificando as receitas de arroz.
A sugestão de hoje é um arroz de legumes limpa-frigorífico para não deixar estragar legumes nenhuns.
Ficou delicioso, cheio de sabor e é um excelente acompanhamento ou simplesmente um almoço rápido.


sexta-feira, 30 de maio de 2014

sumo de morango e manjericão

Com morangos frescos em casa e com umas aromáticas muito viçosas, encontrei esta receita de sumo no meu novo livro de culinária - Da horta para a mesa - que me pareceu perfeita.
Este não um sumo detox, até porque tenho algum receio de sugerir uma receita e chamar-lhe sumo detox sem perceber muito bem do que se trata e, principalmente, por não ser nutricionista. Daquilo que li sobre o tema, são sumos para beber com moderação dada a quantidade de vitaminas que os mesmos contêm e também porque não são substitutos de todas as refeições mas, sim, complementos a uma dieta saudável e desintoxicantes por limparem o organismo das toxinas. Como tudo, devem ser consumidos com moderação.


quinta-feira, 29 de maio de 2014

açorda de tomate

Aqui há uns anos, achava que não gostava de açorda. Depois provei açorda de tomate e descobri que, afinal, passei anos enganada.
Sei que se fazem açordas de tudo e mais alguma coisa, mas até agora ainda só me aventurei na açorda de tomate. Ainda por cima, o cabaz da Fruta Feia trouxe, novamente, tomates e tinha que lhes dar uso. Como no cabaz, veio um molho imenso de espinafres, uma courgette gigante, tomates, cebolas (daquelas que não fazem chorar quando se cortam), além de fruta, a açorda poderia ter sido de qualquer outra coisa mas a memória da deliciosa açorda de tomate prevaleceu e decidiu-se que a açorda ía ser de tomate. 
Além de ser um prato bastante económico, faz-se num instante e é excelente para aproveitar restos de pão.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

queques de espinafres, alho e noz-moscada

Trago mais uma receita do maravilhoso livro da popina! Desta vez, a "desculpa" foi ter vindo um molho enorme de espinafres no cabaz da Fruta Feia. Na realidade, apetece experimentar e repetir todas as receitas deste livro e, por isso, qualquer pretexto é válido para folhear o livro. Desta vez, não ficaram iguaizinhos aos mostrados no livro porque alguém leu mal a receita e trocou as quantidades de azeite e leite mas acabaram por ficar bem verdes e deliciosos. Deixo a receita com as quantidades certas, apesar de me ter esquecido do azeite e ter colocado somente 100 ml de leite.
Esta receita dá exactamente para 12 queques e é excelente para a marmita ou para um piquenique (se o tempo assim o permitir).


parceria | Aromáticas Vivas

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Aromáticas Vivas.


A Aromáticas Vivas é uma empresa especializada na produção de ervas aromáticas em vaso, focada na qualidade do produto e na satisfação do cliente.
Os produtos estão à venda nas mais variadas superfícies comerciais, maioritariamente na zona das frutas e dos legumes. Também comercializamos para Espanha em parceria com o distribuidor Grupo ARC Eurobanan.



As ervas aromáticas vivas, em vaso, são uma escolha inteligente, porque: 

  • Mantêm-se frescas durante mais tempo
  • São um condimento mais saudável
  • Valorizam o sabor dos alimentos
  • Possuem mais sabor e mais propriedades medicinais
  • São decorativas
  • Perfumam a cozinha
  • São uma escolha mais económica
  • Pode utilizar as folhas e estas voltam a crescer.

Encontra as nossas ervas aromáticas vivas, nos principais pontos de venda, em vasos muito leves e fáceis de transportar.
Atualmente estamos presentes nas principais cadeias de hipermercados, na secção de frutas e legumes e também em algumas Lojas Gourmet, de Comércio Tradicional e em Frutarias.

terça-feira, 27 de maio de 2014

conserva de limão com especiarias | preserved lemons

Quando o meu mini limoeiro a crescer na varanda, começou a dar (mini) limões, quis logo conservá-los, principalmente por terem um tamanho adorável. Acabaram numa limonada mas a ideia de fazer a conserva de limão, ficou. Ainda por cima, na cesta da Fruta Feia (da semana passada) também vieram limões. 
Após algumas pesquisas no Pinterest, encontrei esta receita de preserved lemons e resolvi reproduzi-la.
Estes limões, assim preservados, são muito utilizados na culinária marroquina e podem ser usados para aromatizar saladas de couscous ou quinoa, para molhos de salada ou quaisquer outros molhos, em pratos de massa e até em tagines. Por mim, fiquei curiosa para provar o resultado porque, em todas as pesquisas, li que estes limões são deliciosos!

preserved lemons

preserved lemons

dicas | momentos wook - 20% de desconto em livros

Voltaram as promoções na Wook mas só hoje há 20% de desconto em todos os livros!
Esta campanha de incentivo à leitura é válido somente hoje, dia 27, em todos os livros excepto eBooks, escolares e técnicos.
Vou aproveitar para comprar, com desconto, aqueles livros que tanto gostava de ter mas vou adiando mas com descontos assim, vale mesmo a pena.







domingo, 25 de maio de 2014

crumble de maçã e pêra

Na semana passada fui buscar o meu primeiro cabaz da Fruta Feia e entre outros legumes e frutas feias, trazia maçãs e pêras. Acompanho este projecto desde a sua fase inicial de ideia inovadora, participei no crowdfunding e, agora, finalmente estou inscrita na cooperativa onde semanalmente vou buscar o meu cabaz de fruta e legumes. Infelizmente, o projecto teve um enorme percalço quando ardeu a carrinha que utilizam para ir buscar a fruta e legumes aos produtores. Espero que com a ajuda de todos seja possível adquirir outra carrinha para que o projecto continue.
Esta receita é baseada na receita de compost crumble do Nigel Slater, com a qual já tinha feito um maravilhoso crumble de fruta da época. A premissa da receita é, precisamente, não deixar estragar fruta mas aquilo que adoro nesta receita é o crumble, em si, que fica absolutamente fantástico com a adição de sementes à massa areada.



sábado, 24 de maio de 2014

frango com especiarias chinesas

Baseando-me na receita de Laksa de Frango Tailandesa do livro Refeições em 15 minutos de Jamie Oliver, fiz um frango bastante aromatizado.
Prepara-se num instante e é maneira diferente de comer frango. O peito de frango é bastante versátil e esta é uma das muitas sugestões do Jamie para refeições pouco calóricas e rápidas.
As especiarias chinesas encontram-se em supermercados chineses e já as tinhas utilizado nas almôndegas com especiarias chinesas.



quinta-feira, 22 de maio de 2014

parceria | Condi

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Condi Alimentar.

A Condi-Alimentar, S.A. foi fundada em 1991.
Com mais de 300 referencias no ativo, e clientes nos quatro cantos do mundo a CONDI ALIMENTAR tem sabido reagir à exigências do mercado alimentar, criando e desenvolvendo novas referências em função dos diferentes mercados, culturas e gostos.
A Condi procura acompanhar as tendências dos consumidores, criando sucessivamente novos produtos, dos quais destacamos: o puré de batata instantâneo, as gelatinas os pudins com açúcar e light, o pau de canela individualizado para mexer o café, as marinadas, os refrescos e muitos mais.
Na Condi damos primazia à qualidade dos produtos e à satisfação dos nossos clientes.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

resultado . passatempo | Aromáticas Vivas

Antes de mais, em parceria com a Aromáticas Vivas, agradecemos a todos os que participaram no passatempo e lamentamos o atraso na divulgação do resultado do passatempo.

Recordo que o critério principal era a receita mais fresca com ervas aromáticas, sob o tema "O Regresso do Sol", e a escolha recaiu sobre a receita da Susana, do blog Basta Cheio, com uma fantástica ESPUMA DE ABACAXI, LIMA E HORTELÃ. (Podem ver a receita nos comentário ao passatempo.)


PARABÉNS, Susana!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

risotto de arroz carolino com frutos secos e ananás desidratado

A inspiração para este risotto veio do blog Outras Comidas onde consta uma receita de risotto com arroz carolino. O risotto típico é feito com arroz arbóreo, carnarolli ou roma mas fica igualmente delicioso com carolino que é perfeito para arroz malandrinho e daí também ser bom para risotto.
Infelizmente, o risotto só está cremoso assim que fica pronto. Quando se tira fotos no dia seguinte, fica estranho, sem aquele ar cremoso de risotto acabado de fazer. O sabor é fantástico e o arroz carolino absorve os sabores maravilhosamente.


domingo, 18 de maio de 2014

queijadas de morango

Eram para ser uns maravilhosos cupcakes cheesecake de morango mas a receita falhou logo no tamanho dos morangos. Ora bem, na receita dos cupcakes de cheesecake de morango do livro Confeitaria Hummingbird menciona morangos grandes mas não tive em conta que no Reino Unido os morangos devem ser bastante mais pequenos que os temos por cá. Logo quando se fala, nos ingredientes, em morangos grandes deve-se pensar em morangos médios a pequenos, dados que os morangos que temos por cá são enormes. Além disso, nos ingredientes não menciona sequer a raspa de limão. Bem, foi uma complicação e estava prestes a desistir de os mostrar quando, horas depois, ao desenformar vi que, afinal, não estavam assim tão maus e eram uns belíssimos queques com textura de queijadas - daí o nome que lhes dei.
Achei que mereciam o seu lugar no World Baking Day e aqui estão umas deliciosas queijadas de morango (que eram para ser cupcakes)!



bolo de chocolate e ricotta

Este bolo foi, na realidade, a solução de recurso quando aquilo que planeava não correu como esperava. Ainda consegui tirar fotos com a última luz do dia após desenformar o bolo.
Este World Baking Day não correu tão bem como eu contava. Primeiro fiz uns queques que correram mal, depois eram para ser uns cupcakes que também não saíram exactamente como esperava (mas estes mostro já a seguir) e, por fim, dediquei-me à simplicidade de um bolo de chocolate.



sábado, 17 de maio de 2014

granola caseira

A diferença entre a granola e o muesli é que a granola é tostada, cozinhada. Pode-se fazer granola a partir de muesli adicionando óleo (ou azeite) e mel. Até se pode substituir o mel por outro adoçante, como maple syrup. Tem é que haver uma quantidade equilibrada entre gordura e adoçante. Encontrei duas receitas que me ajudaram a perceber as proporções para uma boa granola: Easy Homemade Granola (Without a Recipe) e Basic Granola Recipe.


  

parceria | Gradirripas

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Gradirripas.


parceria | Hands on Earth

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Hands on Earth.


segunda-feira, 12 de maio de 2014

passatempo | Aromáticas Vivas

Em parceria com as Aromáticas Vivas, trago-vos um passatempo fantástico.

A Aromáticas Vivas é uma empresa especializada na produção de ervas aromáticas em vaso, focada na qualidade do produto e na satisfação do cliente.
Os produtos estão à venda nas mais variadas superfícies comerciais, maioritariamente na zona das frutas e dos legumes. Também comercializamos para Espanha em parceria com o distribuidor Grupo ARC Eurobanan.


As ervas aromáticas vivas, em vaso, são uma escolha inteligente, porque:
  • Mantêm-se frescas durante mais tempo
  • São um condimento mais saudável
  • Valorizam o sabor dos alimentos
  • Possuem mais sabor e mais propriedades medicinais
  • São decorativas
  • Perfumam a cozinha
  • São uma escolha mais económica
  • Pode utilizar as folhas e estas voltam a crescer.

sábado, 10 de maio de 2014

bulgur aromatizado e frango crocante

Inspirada numa das receitas em 15 minutos de Jamie Oliver resolvi preparar o frango crocante (da receita da Salada César) acompanhado de bulgur aromatizado com caldo de legumes caseiro e azeite do tomate seco.
Na receita do Jamie, o estaladiço do frango é feito com polenta mas substituí por farinha de milho. O frango selado acaba por ficar bastante saboroso e está pronto num instante.


iogurtes caseiros com aroma de caramelo

Esta semana começou com iogurtes caseiros daqueles extremamente simples de preparar mas absolutamente deliciosos. Na realidade, já tinha feito estes iogurtes mas com aroma de morango e ficaram fantásticos. 
Aliás, esta é uma receita que sugiro para se queira aventurar em iogurtes caseiros.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

soufflé de tamboril e brócolos

A primeira vez que fiz soufflé nem queria acreditar que, além de ser (relativamente) simples de preparar, me tinha saído bem. Claro que da segund vez correu mal. E, por isso, resolvi fazer uma terceira para tirar teimas.
De todas as vezes, foi sempre soufflé de peixe. A primeira de pescada, a segunda de bacalhau e a terceira de tamboril e brócolos. Desta vez, não cresceu tanto como da primeira vez porque o creme, em si, é bastante equilibrado. Mas, ainda assim, o soufflé deve ir a forno pré-aquecido sem nunca abrir o forno.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

beringelas recheada com carne

Andava há que tempos para preparar beringela recheada (com carne) e, para primeira vez, devo dizer que correu bastante bem e vai ser, certamente, um prato a repetir muitas vezes.
A carne picada cozinhada com a polpa da beringela fica deliciosa e a beringela, em si, recheada fica fantástica.
Para evitar o travo amargo da beringela basta cortá-la ao meio e mergulhá-la em água com sal grosso, vinagre ou limão, durante cerca de 30 minutos.

domingo, 4 de maio de 2014

cuajada de Oreo

Para o almoço do Dia da Mãe quis fazer algo bem fresco e guloso e nada mais simples que uma cuajada de Oreo! Dado que as Oreo já são bastante doces nem adicionei açúcar.
Esperava era que o efeito final fosse algo mais semelhante à mousse de Oreo mas, afinal, saiu escuro da cor das Oreos. Depois de provar, apetece repetir... várias vezes!



ana vê alice
como se nada visse
como se nada ali estivesse
como se ana não existisse

vendo ana
alice descobre a análise
ana vale-se
da análise de alice
faz-se Ana Alice


Paulo Leminski
in Toda Poesia.
Companhia das Letras, São Paulo, 2

sábado, 3 de maio de 2014

eventos | II edição do Festival de Chás e Ervas do Mundo


A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) em 2014 vai dinamizar a II edição do Festival de Chás e Ervas do Mundo, com data marcada para 26 de maio a 1 de junho.
O evento irá juntar produtos, produtores e promotores das diferentes espécies de ervas e chás, e de distintas regiões e países. Quem nos visite vai poder encontrar as ervas autóctones cujo valor medicinal as tornavam companheiras indispensáveis das comunidades locais – e cuja produção envolve atualmente tantos jovens agricultores. Conferências, workshops, animações de promoção do evento, atividades escolares, provas gastronómicas, entre tantas outras farão parte do programa do Festival de Chás e Ervas do Mundo.
Esta é uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, com cofinanciamento FEDER.



Siga-me aqui:

quinta-feira, 1 de maio de 2014

pão integral com sementes | granny's multi-seed loaf

Para o dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, o desafio do Dia Um... Na Cozinha é fazer pão. Escolhi  uma receita que já tinha marcada do livro Made at Home: Breads. Este livro explica todo o processo de fazer pão, desde os diferentes tipos de pão, diferentes modos de preparação, leveduras e, claro, tem várias receitas, além de ter fotografias ilustrativas de todas as receitas.
Um truque para que o pão fique com uma crosta estaladiça é colocar um recipiente com água dentro do forno enquanto o pão coze.


Civilização

Num terraço de Atenas,
plantado com oliveiras,
com vista sobre a Acrópole,
pão, azeite e bagaço,
ao fim da tarde.


Miguel Martins
in este é o meu corpo,
tea for one, Janeiro de 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...