A Zomato é uma plataforma onde os utilizadores opinam sobre os restaurantes visitados, ou seja, é uma rede social para foodies. Surgiu em Portugal, ainda só em Lisboa, recentemente e já é um caso de sucesso com bastante adesão. Na zomato além da opinião também é possível adicionar fotos dos restaurantes visitados.
Desta vez, a zomato lançou um desafio para darmos o nosso feedback publicamente sobre as aplicações móveis.
Desta vez, a zomato lançou um desafio para darmos o nosso feedback publicamente sobre as aplicações móveis.
Além de ser possível ver num browser, existem igualmente aplicações para todos os sistemas operativos móveis, nomeadamente Windows Store, Windows Phone Store, App Store (iOS), Google Play (Android) e Blackberry World. Destas, instalei em Android e na Blackberry. Não me foi possível instalar em iOS devido à política da Apple de obsolescência programada. O meu iPod é de terceira geração e a App Store só permite instalar a app do zomato em iOS 7.0 ou posterior. Não sei se da parte da programação existe alguma forma de contornar esta situação porque alguns apps continuam a actualizar e outras, pura e simplesmente, deixaram de actualizar e até de funcionar. Como não concordo de todo com esta política da obsolescência programada, não esperem que vá comprar um novo aparelho só porque algumas apps deixaram de funcionar. Mais facilmente, deixo de usar o aparelho ou, simplesmente, passo a usar somente o iPod para ouvir música e ver o tempo. Aah - a aplicação para o blogger continuar a funcionar perfeitamente. (Daí ter conseguido colocar as imagens abaixo.)
Haver app para Blackberry é uma grande mais valia da zomato, já que são raros os sites que se lembram deste sistema operativo mas que ainda uso e com o qual estou muito satisfeita. A Blackberry, ao contrário do iOS e do Android, quase não gasta dados mas tem algumas limitações, nomeadamente não haver quase apps interessantes para instalar.
Instalei a app da zomato que pede de imediato a ligação ao BB Messenger. Contudo, é possível desligar esta opção. Na primeira utilização, volta a pedir a ligação ao BB Messenger mas também é possível desactivar. Ao abrir a app, só surgem cerca de 10 cidades e nenhuma delas era Lisboa. Fiquei logo desiludida e fechei a app. Mas, ao voltar a abrir reconhece de imediato a localização e pergunta se a cidade é Lisboa. Após confirmar, direcciona de imediato para um restaurante perto da minha localização (o qual já visitei mas ainda não avaliei no zomato). Marquei como visitado para mais tarde avaliar.
A app detecta de imediato a localização e mostra os restaurantes nas redondezas mas também existe a opção de procurar restaurantes em toda a área metropolitana de Lisboa.
A aplicação para Android tem, logo, uma grande vantagem. O facto de ter sido programada para ser compatível com todos os dispositivos. No entanto, leva imenso tempo a abrir na primeria utilização num telemóvel Android mas isso pode estar relacionado com a memória do processador do dispositivo e não com a app em si.
De todas, a primeira que experimentei foi no tablet Android. Sinceramente, gosto mais do interface Blackberry mas sou fã incondicional da Blackberry e, por isso, sou suspeita. A aplicação para tablet é a visualmente mais atractiva em todas as opção apresentadas e tem uma navegação tão simpática como num browser. Está cheia de imagens e é de muito fácil navegação. Mostra de imediato, ao abrir, as colecções e, a partir daí, pode-se navegar entre as opções disponíveis.
(Infelizmente, não consegui tirar print screens porque o tablet não quer colaborar. Assim que conseguir, adicionarei aqui as imagens da app para tablet.)
Uma das opções que funciona menos bem é a opção de localização - "Por Perto". Quando comecei a escrever o post, consegui aceder aos restaurantes mas, aquando da captura de ecrã após desligar e voltar a ligar o dispositivo, teima em não mostrar as opções.
(
Uma das opções que funciona menos bem é a opção de localização - "Por Perto". Quando comecei a escrever o post, consegui aceder aos restaurantes mas, aquando da captura de ecrã após desligar e voltar a ligar o dispositivo, teima em não mostrar as opções.
Em suma, além de recomendar vivamente a utilização do zomato para procurar opiniões honestas sobre restaurantes, recomendo igualmente as aplicações móveis.
Para mim, haver aplicação para Blackberry é um enorme ponto a favor da zomato. Quanto às aplicações para Windows, não faço ideia se funcionam igualmente bem. Presumo que sim tendo em conta que a app para Blackberry está excelente.
Quanto a melhorias para as mesmas, de momento, nada tenho a acrescentar. Considero que a equipa por detráss da zomato tem as competências necessárias para continuar o excelente trabalho que estão a fazer.
Acima de tudo, haver uma plataforma que reconhece o trabalho dos bloggers e trabalha em conjunto com eles, é de louvar.
Para mim, haver aplicação para Blackberry é um enorme ponto a favor da zomato. Quanto às aplicações para Windows, não faço ideia se funcionam igualmente bem. Presumo que sim tendo em conta que a app para Blackberry está excelente.
Quanto a melhorias para as mesmas, de momento, nada tenho a acrescentar. Considero que a equipa por detráss da zomato tem as competências necessárias para continuar o excelente trabalho que estão a fazer.
Acima de tudo, haver uma plataforma que reconhece o trabalho dos bloggers e trabalha em conjunto com eles, é de louvar.
Siga-me aqui:
Não uso a aplicação, até porque não sou de Lisboa, mas parece-me uma ideia bastante boa e inovadora! Às vezes uma pessoa pergunta-se como é que não existe há mais tempo (ou existe e não é conhecida) uma aplicação do género, porque é bem mais fácil escolher um restaurante assim, principalmente para quem não conhece muito... Eu adoro ler reviews de sítios, produtos, coisas do género, sempre que compro alguma coisa "mais importante" leio imensas opiniões e tudo, fico com uma dor de cabeça hahaha :P Mas da sempre jeito ter opiniões sinceras...
ResponderEliminarTambém acho má essa história de que o normal é usar um telemóvel durante um mês e comprar outro, não tem lógica nenhuma... Comigo é até se estragar! Obrigar os clientes a comprar até pode ser uma boa estratégia, mas é para quem pode.... Se comprasse alguma coisa e se estragasse/deixasse de funcionar depressa, de certeza que não ia à mesma marca comprar uma nova!