domingo, 20 de abril de 2014

folar doce

Se estamos na Páscoa, tem que haver folar! Após algumas pesquisas e ler algumas receitas, resolvi-me a fazer a receita de folar doce da donabimby dando-lhe um toque pessoal: usei açúcar moreno em vez de açúcar branco e juntei erva-doce. (Abaixo deixo o video da donabimby com a receita.)
Na receita original o fermento usado é fermento fresco. Como não tinha em casa, resolvi usar meia saqueta de fermento de padeiro seco - o que não correu bem. O fermento não activou e o folar não levedou nem cresceu como deveria. Contudo, de sabor está fantástico e, por isso, não resisti a deixar a receita.


Pão Nosso

País nosso que nada tens teu
Delapidado está o teu bom nome
Por vir a nós um novo reino
Que nos ditou a bestialidade
Até que a honra se perdeu

O pão nosso e a ousadia dá-nos hoje
Desperta-nos da nossa indiferença
Para não perdoarmos de novo
A quem nos tem ofendido
E deixa-nos cair na tentação
De nos livrarmos do mal
Que aí vem.


Ana Zanatti
in este é o meu corpo,
tea for one, Janeiro de 2013




~ folar doce ~ 

* receita adaptada do blog donabimby

Ingredientes:
25 g fermento de padeiro fresco ou ½ saqueta de fermento de padeiro seco
150 ml de leite à temperatura ambiente
450 g de farinha
100 g de açúcar moreno Sores
1 c. chá de canela em pó Suldouro
1 ½ c. chá de erva-doce moída Suldouro
raspa de um limão DIA
2 ovos (grandes)
80 g de manteiga (ou margarina)
amêndoa laminada DIA q.b.
1 ovo para pincelar


Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar no copo o leite e o fermento e programar 2 min/ 50º/ vel 2.
Adicionar os restantes ingredientes e amassar 5 min/ vel espiga.
Deixar massa a levedar até que duplique de tamanho (num recipiente coberto com película aderente), aproximadamente uma hora.
Após levedar, retirar um pedaço de massa para decorar e dar o formato de bola à massa. Com a massa restante, fazer dois rolinhos e colocar, em cruz, por cima da massa em forma de bola.
Colocar num tabuleiro com papel vegetal e deixar a massar repousar mais meia hora.
Após este tempo, levar a forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 30 minutos.



tempo de preparação: 2h30
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha

video donabimby

Siga-me aqui:

8 comentários:

  1. Pois olha que eu acho que ficou muito bonito o teu folar!
    Espero que tenham tido uma Páscoa feliz aí por casa :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito lindo e com um aspecto muito apelativo...fiquei com imensa vontade de comer uma fatia!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Ficou muito bonito de qualquer maneira... Também tenho algum receio quando faço receitas com fermentos, principalmente porque faço à mão e, assim, há maior margem de erro... Mas geralmente resulta bem! :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que ficou muito bonito. Eu comia agora uma fatia com uma bela chávena de chá. Adoro!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Pode não ter levedado como desejarias, mas ficou bonito e com bom aspecto! Aliás, o mais importante é sempre o sabor!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela visita!
    O folar ficou muito bonito :)

    ResponderEliminar
  7. Ficou bem lindo, eu acho e deve ser realmente guloso.

    beijos

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...